Página Inicial > Notícias > Viana do...atividades

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com várias atividades

27 Setembro 2019


O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, participou hoje nas celebrações do Dia Mundial do Turismo, integrando o painel de abertura do seminário comemorativo dos 30 anos do curso de turismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Na sua intervenção durante o seminário que decorreu no Forte Santiago da Barra, sede da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, e que incluiu intervenções do Presidente daquela entidade, do presidente do IPVC e da coordenadora do curso, José Maria Costa sublinhou a importância que o turismo tem hoje na economia e na empregabilidade do país, da região e do Alto Minho.

Para o autarca, é fundamental realçar a importância que o curso teve ao longo de trinta anos na formação de profissionais de turismo, aumentando a qualidade dos serviços prestados pelos agentes de turismo. Na sessão foi também prestada homenagem ao dr. Francisco Sampaio, uma “personalidade a quem o Alto Minho e o país devem muito pela promoção do turismo, na organização de produtos turísticos e na divulgação da gastronomia, nos trajes e no artesanato da região”

O Dia Mundial do Turismo assinala-se hoje, 27 de setembro, e o Município de Viana do Castelo preparou uma programação variada para assinalar a efeméride, com diversas iniciativas e entradas gratuitas.

Assim, a entrada é livre nos museus municipais, sendo possível visitar as exposições permanentes e temporárias no horário normal de funcionamento (10h00 às 18h00). A entrada será também livre no Museu de Artes Decorativas, Museu do Traje, Casa dos Nichos - Núcleo de Arqueologia e ainda no Centro de Mar, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa.

Também a visita à Citânia de Santa Luzia, conhecida localmente como "cidade velha", será gratuita neste dia. A Citânia é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e um dos mais importantes para o estudo da Proto-História e da Romanização do Alto Minho.
As viagens no Funicular de Santa Luzia, entre as 9h00 e as 20h00, terão um desconto de 50%, para que os turistas possam aproveitar o traçado que liga o centro da cidade de Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, numa extensão de 650 metros.

Também as visitas ao Navio-hospital Gil Eannes terão um desconto de 50%, tendo o visitante a oportunidade de fazer o reconhecimento in loco e “navegar” pelos diversos espaços do navio, como a ponte de comando, cozinha, padaria, casa das máquinas, consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, enfermarias, bloco operatório, camarotes, capela, entre outros espaços.

Os passeios de barco no rio Lima, com saídas a partir das 10h15, também terão desconto de metade do valor neste dia, com saídas de hora a hora.
As visitas guiadas à cidade de Viana do Castelo vão ter um desconto de 50%, com visita pedonal guiada às 10h30 e visita guiada nas bicicletas “Bianinhas” às 14h30.

Preços especiais também num Passeio de Kayak pelas margens do Rio Lima em Cardielos, pelas 10h00, no qual os participantes poderão usufruir das belezas naturais deste rio e nos Passeios de Burro na Serra d’Arga e pelos Moinhos de Água da Montaria.

Desde 1980 que o dia 27 de setembro celebra o Turismo. Esta comemoração anual tem como objetivo chamar a atenção para a importância do turismo em todo o mundo. Em 2019, o tema do Dia Mundial do Turismo é “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos”.

O turismo tem registado um crescimento contínuo e constitui-se como um motor de desenvolvimento económico um pouco por todo o mundo. O tema deste ano tem como objetivo analisar a capacidade única deste setor na criação de mais e melhor emprego e, assim, contribuir para a construção de um futuro melhor para milhões de pessoas em todo o mundo. Além de se focar no atual papel do turismo enquanto criador de emprego, o Dia Mundial do Turismo 2019 também vai olhar para o futuro e explorar as oportunidades e os desafios que as mudanças no mercado de trabalho e no setor de tecnologia trarão.