Página Inicial > Notícias > Viana do...nos museus

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com entrada gratuita e visitas temáticas nos museus

25 Setembro 2018

Esta quinta-feira, dia 27 de setembro, Viana do Castelo vai assinalar o Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas e entradas gratuitas. No Dia Mundial do Turismo a entrada será livre nos museus municipais, sendo possível visitar as exposições permanentes e temporárias, estando os mesmos abertos em horário normal de funcionamento (10h00 às 18h00). Assim, a entrada será livre no Museu de Artes Decorativas, Museu do Traje, Casa dos Nichos - Núcleo de Arqueologia, Centro de Mar e Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA).


Também a visita à Citânia de Santa Luzia, conhecida localmente como "cidade velha", será gratuita neste dia. A Citânia é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e, sem dúvida, um dos mais importantes para o estudo da Proto-História e da Romanização do Alto Minho.


Na noite de 27 de setembro, pelas 21h30, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe um concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, que integra um conjunto de músicos de elevado padrão técnico e artístico.


Entre as 9h00 e as 20h00, na quinta-feira, as viagens no Funicular de Santa Luzia terão um desconto de 50%, para que os turistas possam aproveitar o traçado que liga o centro da cidade de Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia, numa extensão de 650 metros.


Também as visitas ao navio-hospital Gil Eannes terão um desconto de 50% e o navio-museu irá apresentar o documentário “Nos Mares da Memória – Estórias de uma faina maior” às 11h00 e às 16h00.


Também os passeios de barco no rio Lima, com saídas a partir das 10h15, terão desconto de metade do valor neste dia, com saídas de hora a hora. Para assinalar o Dia Mundial do Turismo, as visitas guiadas à cidade de Viana do Castelo vão ter um preço especial, com visita pedonal guiada às 10h30 e visita guiada nas bicicletas “Bianinhas” às 14h30.


No CMIA, pelas 10h00, será apresentada a plataforma “Bioregisto”, destinada a todos os públicos, para que sejam registadas observações de biodiversidade. Esta plataforma foi criada com o objetivo de ajudar todos os cidadãos que queiram fazer o registo de espécies selvagens de plantas e animais e, desta forma, ajudar a aumentar o conhecimento sobre o mundo natural português.

Na Praia do Cabedelo, pelas 18h30, será possível subir para as pranchas de Stand Up Paddle e atravessar o rio para a margem de Viana, entrando no cais onde está ancorado o icónico Navio-hospital Gil Eannes. Regressando ao Cabedelo, uma aula de ioga na praia, ao pôr-do-sol, é a proposta da Portugal Active, que tem um valor de inscrição de 40 euros / pessoa.


Na Montaria, a Descubra Minho oferece passeios de burro de curta duração, pelo valor de 15 euros, com marcação antecipada. A aldeia rural da Montaria, situada no coração da Serra D´Arga, uma área protegida localizada a 20 minutos do centro da cidade de Viana do Castelo, é o local a descobrir neste passeio, que permitirá relaxar, contemplar a natureza e visitar os Moinhos de água da Montaria.