Página Inicial > Notícias > Viana do...na Montaria

Viana do Castelo assinala Dia Mundial da Proteção Civil com plantação de 2.500 espécies na Montaria

27 Fevereiro 2019

O Município de Viana do Castelo vai assinalar, a 1 de março, o Dia Mundial da Proteção Civil, com a plantação de 2.500 espécimes numa área de 2 hectares situada na freguesia da Montaria. A ação vai promover a plantação de carvalhos e pinheiros e vai contar com a participação de diversas entidades ligadas à Proteção Civil.


Assim, nesta iniciativa comemorativa vão participar equipas de Sapadores, Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR).


A Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) é a organização promotora do Dia Mundial da Proteção Civil, comemorado todos os anos a 1 de março, dia em que entrou em vigor a Constituição desta organização.


A Organização Internacional de Proteção Civil, com sede em Genebra, é uma organização Intergovernamental cujo principal objetivo é o de contribuir para o desenvolvimento, pelos Estados, de estruturas capazes de garantir proteção e assistência às populações e ainda a salvaguarda da propriedade e do ambiente face a catástrofes com origens naturais e tecnológicas. Funciona como uma plataforma congregadora destas estruturas, fomentando a cooperação e a solidariedade entre as mesmas e, por outro lado, o seu desenvolvimento em países onde ainda não se encontram implantadas. Presentemente, a OIPC congrega cerca de 48 Estados membros, 13 Estados observadores, incluindo Portugal e dois membros afiliados. O estatuto de Estado observador, que não confere direito de voto, é revisto de dois em dois anos.


O Dia Mundial da Proteção Civil visa atrair a atenção de todos os países do mundo para a importância dos temas associados à proteção civil, nomeadamente para a prevenção.