Página Inicial > Notícias > Viana do...Contra a Sida

Viana do Castelo assinala Dia Mundial da Luta Contra a Sida

26 Novembro 2009

O Gabinete Cidade Saudável da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, o Instituto Politécnico, o Centro de Resposta Integrada, o GAF (Gabinete de Apoio à Família) e o IPJ, vão assinalar as comemorações do Dia Mundial da Luta Contra a Sida. A iniciativa tem início hoje com uma noite académica e termina na próxima terça-feira com o “Abraço de Bianinha” e uma caminhada saudável.

As Comemorações do Dia Mundial da Luta Contra a Sida têm como objectivo divulgar o Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce de Sida e divulgar o programa de acessibilidades ao preservativo, informando a população para a importância da detecção precoce da Sida, sensibilizando a sociedade civil para a importância da prevenção da doença e promovendo a utilização de preservativo.

Para hoje, está agendada uma mesa redonda com associações culturais, recreativas e desportivas de Viana do Castelo na Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, onde vai ser debatida a temática da prevenção da doença na população adulta e será apresentado o projecto “Acessibilidade ao preservativo”. Para a noite, o Gabinete Saúde do IPVC irá, conjuntamente com a Federação Académica do IPVC, organizar uma noite académica alusiva à prevenção do VIH/SIDA. Esta iniciativa iniciará no BA (Bar Académico) e culminará na discoteca LOOK com distribuição de algum material alusivo ao tema. Nesta actividade participam também Equipas de Rua do GAF (equipas especializadas em intervenções em contexto recreativos), bem como dos voluntários do IDT (para a intervenção de pares) e os técnicos do CAD de Viana do Castelo.

No sábado, o CAPS – GAF, fará uma intervenção no estabelecimento de diversão nocturna – CHUSSO (Ponte de Lima), que será concluída na discoteca AZENHA (Arcos de Valdevez). Nesta actividade, a equipa do GAF usará as T-Shirt com o slogan da campanha do GAF, e os funcionários dos bares usarão uma T-shirt com a imagem da campanha – “Não usas o preservativo???DAHHH!!!”.

 Para segunda-feira, a mesma entidade fará uma intervenção no estabelecimento de diversão nocturna – CLUB BERBER (Vila Franca).

 Para o dia 01 de Dezembro, está previsto um passeio turístico, numa parceria do Gabinete Cidade Saudável e do Viana Welcome Center, com o nome “Abraço de Bianinha”. Para tal, será disponibilizada gratuitamente toda a frota de Bianinhas aos interessados no passeio, que começa na Praça da Liberdade, às 10:15. Durante o percurso, que termina na Praça da Liberdade com um laço humano e largada de balões, será distribuído material alusivo à data.

          

Viana do Castelo, 26de Novembro de 2009

 

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo