Página Inicial > Notícias > Viana do...exposições

Viana do Castelo assinala Dia Internacional dos Museus com inauguração de duas exposições

17 Maio 2022

Viana do Castelo assinala esta quarta-feira, dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a inauguração de duas novas exposições e com iniciativas variadas. “O Poder dos Museus” é o mote para uma festa que reúne museus de todo o mundo.


Assim, no Museu do Traje, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h30 será promovida a iniciativa “Venha aprender a Bordar”, dirigida ao público adulto, onde é possível aprender o bordado tradicional de Viana do Castelo.


Às 12h00, no mesmo museu será inaugurada a exposição “Traje à Vianesa – Produto Certificado”, que apresenta um breve resumo sobre o processo de certificação desenvolvido para preservar a identidade de um dos ex-libris vianenses.


Já no Museu de Artes Decorativas, às 11h00 inaugura a exposição/mostra “Artesanato Contemporâneo inspirado na coleção de obras do Museu de Artes Decorativas”, que contou com a colaboração de artesãos do concelho.


Às 15h00, “Visita guiada a edifícios de Viana do Castelo detentores de tetos de estuque decorativo”, numa organização da Câmara Municipal.


Neste âmbito, ao longo de todo o mês de maio está a ser promovida “Bom dia, Cerâmica”, dedicada à Cerâmica Portuguesa em Reserva, com visita orientada à coleção de faianças em reserva no Museu de Artes Decorativas.


O Dia Internacional dos Museus pretende explorar o potencial dos museus para trazer mudanças positivas ao mundo. Os museus têm o poder de transformar o mundo à nossa volta. Como lugares incomparáveis de descoberta, mostram-nos o nosso passado e abrem as nossas mentes para novas ideias — dois passos essenciais para construir um futuro melhor.


Os museus têm, assim, o poder de alcançar a sustentabilidade, já que são parceiros estratégicos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Têm o poder da inovação em matéria de digitalização e acessibilidade, já que se tornaram locais com jogos inovadores onde as novas tecnologias podem ser desenvolvidas e aplicadas à vida quotidiana. Têm ainda o poder da construção comunitária através da educação através das suas coleções e programas, o que é essencial na construção da comunidade.