Página Inicial > Notícias > Viana do...Voluntariado

Viana do Castelo assinala Ano Europeu do Voluntariado

23 Fevereiro 2011

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar, em 2011, o Ano Europeu do Voluntariado com um conjunto de iniciativas organizadas em parceria com associações e instituições de solidariedade social de Viana do Castelo. A sessão de abertura está agendada para a próxima sexta-feira (25 de Fevereiro), pelas 14h30, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal.

O programa integra, para além da Sessão de Abertura do “Ano Europeu das Actividade de Voluntariado que promovam uma Cidadania Activa” em Viana do Castelo que contará com a presença de Maria José Guerreiro, Vereadora da Educação, Turismo e Cultura, testemunhos de exemplos de boas práticas como são a Associação Juvenil de Deão e a Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste.

De destaque é também a actividade “Venha Conhecer-nos” que, através de uma visita guiada, visa divulgar as entidades promotoras de voluntariado, abrindo as suas portas à comunidade. Estas visitas, que já se encontram agendadas, requerem uma inscrição prévia junto do Banco Local de Voluntariado de Viana do Castelo.

De sublinhar que o Município está a assinalar o Ano Europeu enquanto entidade enquadradora do Banco Local de Voluntariado com o objectivo de fortalecer as sinergias da sociedade civil para uma cidadania activa, sensibilizar a comunidade para o voluntariado e divulgar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste âmbito.

Em todo o mundo, milhões de pessoas estão directa ou indirectamente envolvidas em programas, projectos e acções, cuja realização exige algum tipo de trabalho voluntário. Da recolha de alimentos e roupas usadas a acções mais consistentes no campo da saúde, educação, alimentação, combate à violência, etc., a solidariedade parece ganhar terreno e um número crescente de adeptos que, desinteressadamente, se propõem dedicar ao próximo algumas horas do seu tempo e enfrentar situações de sofrimento cada vez mais gritantes.

Em Novembro de 2009, o Conselho de Ministros da U.E., declarou oficialmente 2011, Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa com o objectivo de incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais e criar condições na sociedade civil propícias ao voluntariado e aumentar a visibilidade das actividades de voluntariado na U.E.

 

 

Viana do Castelo, 23 de Fevereiro de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo