Página Inicial > Notícias > Viana do...de música

Viana do Castelo assinala 1º. Dezembro com desfile de bandas de música

30 Novembro 2016

Viana do Castelo assinala amanhã, dia 01 de Dezembro, a Restauração da Independência com um desfile de bandas de música na Praça da República agendado para as 11 horas.

A iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo tem início pelas 10H30 com uma arruada pelo centro histórico pelo grupo de bombos da Casa dos Rapazes, seguindo-se a atuação de duas bandas de música: a Banda Escuteiros de Barroselas e a Banda Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha. A concentração decorre no Passeio das Mordomas da Romaria e segue depois até à Praça da República, onde atuam.

A Restauração da Independência é a designação dada ao golpe estado que ocorreu a 1 de dezembro de 1640. Chefiada por um grupo designado de “Os Quarenta Conjurados”, esta revolução alastrou-se por todo o Reino, mostrando a revolta dos portugueses conta a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal e pela governação castelhana com a Dinastia Filipina, que viria a culminar com a instauração da quarta dinastia portuguesa e com a aclamação de D. João IV.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo