Página Inicial > Notícias > Viana do...área Social

Viana do Castelo assina protocolos para apoio anual de quase 300 mil euros a associações da área Social

20 Maio 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e a Vereadora com o pelouro da Coesão Social, Carlota Borges, assinaram um conjunto de protocolos da área social que implica um apoio anual de quase 300 mil euros a ser distribuído por 26 associações ou Juntas de Freguesia do concelho.


O apoio agora assinado com as diferentes instituições implica um apoio mensal global superior a 24 mil euros por parte da autarquia. Assim, os protocolos preveem, entre outros, apoios para a comparticipação de rendas e transportes de utentes, comparticipação das despesas com programas de reabilitação e administração de centros de convívio, apoiando igualmente necessidades específicas e pontuais de famílias sinalizadas. O Município vai também apoiar a prestação de serviços de alimentação e higiene a munícipes carenciados e apoiar o financiamento de Projetos de Intervenção Comunitária, entre outros.


Estes protocolos são, de acordo com o autarca José Maria Costa, fundamentais para que as instituições funcionem normalmente e possam cumprir o seu papel social e de apoio às populações de proximidade, integrando um dos pilares da política municipal: valorizar a coesão social do concelho.


No Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assumiu a coesão social, o combate à exclusão, o apoio aos idosos e às crianças como prioridades, indicando a importância de promover uma colaboração estreita com as instituições de solidariedade social.