Página Inicial > Notícias > Viana do...Vinho Verde

Viana do Castelo assina protocolo com Confraria do Vinho Verde

26 Março 2010

A Câmara Municipal vai integrar a Confraria do Vinho Verde como o objectivo central de aumentar a visibilidade do vinho verde de Viana do Castelo. A decisão, tomada em reunião de executivo, passa pela assinatura de um protocolo de colaboração que reforça o papel do Município como Confrade Protector, afirmando o seu interesse e reconhecimento do papel estratégico do vinho verde na economia local e no enoturismo.

O protocolo com a Confraria dos Vinhos Verdes reafirma assim os interesses mútuos das duas entidades, uma vez que Viana do Castelo tem uma importante produção de vinho verde, pode constituir um pólo de desenvolvimento de enoturismo e constitui um famoso centro de gastronomia e folclore da Região dos Vinhos Verdes.

Do documento ressalta o interesse e reconhecimento do papel da Autarquia para a Região do Vinho Verde, pelo que renova o Estatuto de Confrade Protector com o título de Mecenas, 18 anos de pois de ter integrado a Confraria.

Agora, a Confraria irá colaborar com a Autarquia no planeamento e execução de acções e projectos promocionais ligados ao Vinho Verde quer no concelho quer na região com o objectivo de aumentar a visibilidade do Vinho Verde de Viana do Castelo.

A Confraria dos Vinhos Verdes tem como objectivo o estudo, a promoção e a glorificação do Vinho Verde e tem vindo a reforçar e a aumentar a sua actividade regional, defendendo a genuinidade, tipicidade e prestígio do Vinho Verde, promovendo e defendendo a qualidade e imagem dos produtos da região e contribuindo assim para a afirmação do seu prestígio como Património Regional Milenar e uma cultura a preservar.

Para a Confraria, o vinho verde de Viana do Castelo é exemplo de grande qualidade e reconhecimento, constituindo um “notável embaixador do concelho, resultado de uma actividade vitivinícola que importa desenvolver, conjugando esforços de organização e promoção”.

Da Lista de Confrades constam diversos produtores e 35 marcas de vinhos verdes diferentes. Os confrades mecenas, onde se inclui o Município de Viana do Castelo, são a Comissão de Vitivinicultura dos Vinhos Verdes e as Câmaras Municipais de Amarante, Baião, Melgaço, Monção, Penafiel e Ponte de Lima.

A primeira cerimónia de entronização dos confrades decorreu em Guimarães, a 17 de Fevereiro de 1990 no Paço dos Duques de Bragança.

 

Viana do Castelo, 26 de Março de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo