Página Inicial > Notícias > Viana do...com Pessac

Viana do Castelo assina acordo de geminação com Pessac

09 Dezembro 2011

O Presidente da Câmara Municipal assina amanhã, dia 10 de Dezembro, o acordo de geminação com Péssac, no sul de França. Na deslocação, o autarca participa em diversas iniciativas como a ante-estreia do filme “Aristides de Sousa Mendes”, a inauguração de uma rua com o nome do diplomata português e a cerimónia oficial da geminação com Péssac.

Assim, a comitiva chega hoje àquela cidade onde marca presença na ante-estreia do filme, também filmado em Viana do Castelo, e à apresentação do tema e do contexto político da época, pelo presidente do Comité Nacional de Homenagem a Aristides de Sousa Mendes, Manuel Dias. Para sábado, está prevista uma visita à cidade de Péssac e Bordéus e a cerimónia oficial da geminação, prevendo-se para domingo a inauguração da rua com o nome de Aristides Sousa Mendes.

A geminação, recorde-se, nasce da celebração de um acordo de geminação e cooperação descentralizada com a Commune de Pessac, em França. Esta geminação assenta nas relações culturais e sociais registadas entre aquela comunidade de Bourdeús, no sul de França, e Viana do Castelo, mas também na constatação de que aquela região regista uma forte comunidade de luso-descendentes.

 Assim, os dois Municípios vão procurar desenvolver iniciativas para um melhor conhecimento e relacionamento assente em actividades partilhadas e de mútuo acordo para aproximar as suas populações, os órgãos autárquicos, a empresas e as organizações da sociedade civil.

A geminação tem como objectivos principais a implementação de projectos de intercâmbio nos domínios de interesse partilhado (cultura, urbanismo, arquitectura, educação, enoturismo), o envolvimento de parceiros associativos das duas autarquias, a partilha com outras entidades, a associação de organismos nacionais e europeus que concorram para o co-financiamento e partilha de melhores práticas na implementação e o desenvolvimento dos projectos.

Recorde-se que as geminações entre cidades e municípios têm proporcionado a possibilidade de trocas nos mais diversos campos da actividade humana e Viana do Castelo tem adquirido uma experiência muito rica e diversificada neste âmbito quer com as quinze cidades geminadas, quer com as organizações intermunicipais transnacionais.

 

 

 

Viana do Castelo, 09 de Dezembro de 2011 

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo