Página Inicial > Notícias > Viana do...do concelho

Viana do Castelo aprova 140 mil euros para apoiar IPSS e associações do concelho

08 Julho 2021

Em reunião ordinária do executivo municipal foi aprovado um conjunto de propostas no âmbito da ação social que representa um apoio global de 140 mil euros a Instituições Particulares de Solidariedade Social e associações do concelho.


Assim, a proposta de Atribuição de subsídios a IPSS’s para aquisição de viaturas representa um investimento municipal de 55 mil euros, a ser distribuído por três instituições, para a aquisição de viaturas. Foi, pois, aprovada uma verba de 15 mil euros para a ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, também 15 mil euros para a Íris Inclusiva – Associação de Cegos e Amblíopes, bem como 25 mil euros para o Centro Paroquial e Social de Riba e Lima.


O executivo também validou o Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município e o Centro Social e Paroquial de Perre para a segunda fase da Requalificação do edifício Sede, que a autarquia vai apoiar com 20 mil euros.


O Centro Social promove as suas respostas sociais de creche, jardim-de-infância, centro de atividades de tempos livres e serviço de apoio domiciliário, abrangendo aproximadamente cerca de 130 utentes da freguesia de Perre e freguesias limítrofes. Todas as respostas são promovidas no edifício sede, que foi construído há 17 anos e que necessita de reabilitação devido ao “avançado estado e degradação da cobertura e das fachadas”.


Será também firmado um Protocolo de Cooperação com o Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe para a realização de obras de ampliação e remodelação das instalações da IPSS, bem como para a aquisição de equipamentos, que a autarquia irá apoiar com 20 mil euros.


“Neste momento, o Centro Social e Paroquial teve de proceder à compra de uma bomba de calor, assim como à realização de diversos trabalhos de pichelaria na sequência da intervenção que levaram a cabo no edifício”, esclarece a proposta para protocolo com a IPSS que cumpre respostas sociais no apoio à infância e à terceira idade a 103 utentes.


Foi igualmente aprovado um Protocolo de Cooperação com a Casa dos Rapazes e Oficinas de S. José para beneficiação de instalações, que prevê um apoio de 20 mil euros. Na prossecução da sua missão de acolher crianças e jovens em risco, esta entidade pretende valorizar e requalificar vários espaços das suas instalações, melhorando as condições de acondicionamento das crianças e dos seus colaboradores.


Para tal, foram já iniciados alguns trabalhos de requalificação, como a criação de um recreio coberto/sala polivalente, onde os jovens poderão realizar várias atividades, e foram ainda realizados trabalhos de manutenção e manutenção da sede.


Foi também aprovado um apoio de 25 mil euros à Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas para aquisição de viatura, já que as atividades da banda implicam a deslocação constante de músicos e instrumentos.