Página Inicial > Notícias > Viana do...Compostela

Viana do Castelo apresentou Romaria d’ Agonia em Santiago de Compostela

16 Julho 2010

romariaA Romaria d’ Agonia foi apresentada em Santiago de Compostela aos jornalistas galegos na nova loja da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal. No evento estiveram o Presidente da Entidade Regional, os Presidentes da Comissão de Honra e Comissão de Festas e o Presidente da Câmara, que salientaram o valor acrescentado da romaria e deixaram um convite aos galegos para visitarem a romaria maior de Portugal.

O objectivo da iniciativa – promover a romaria e o seu programa – ficou assim cumprido, tendo a romaria d’Agonia sido apresentada aos galegos, neste caso aos jornalistas, de Santiago de Compostela. Nos seus discursos e ladeados pela Mordoma das Festas d’Agonia que encabeça o cartaz das festas, os responsáveis lançaram um convite aos galegos, numa aposta no turismo de proximidade e deixaram explicações sobre a romaria e a sua ligação a Santiago de Compostela.

É que o cortejo histórico/etnográfico da Romaria da Nossa Senhora d’Agonia honra o ano Jacobeo e tem como tema “O Mar de Viana nos Caminhos de Santiago”, dos quais se destacam dois acontecimentos da Viagem da Trasladação (Traslatio) do corpo do Apóstolo entre Jafa (Palestina e Norte de Portugal / Galiza): um casamento que se realizava junto a costa com o tradicional torneio a cavalo (bafordo); e a semelhança entre a nau de velas pandas (brasão de Viana), gravado na fachada dos antigos Paços do Concelho, e o tríptico de alabastro (século XVI) sito na Catedral de Santiago, capela das Relíquias - a Barca da Pedra, guiada por anjos – diz-nos da presença Jacobeia, em Terras de Viana.

Recorde-se que esta é já a segunda incursão da Romaria d’Agonia a Santiago de Compostela já que, em Maio passado, mais de duzentos elementos, entre mordomas, grupos de bombos, bandas de música e cabeçudos desfilaram naquela que foi a primeira acção de divulgação da Romaria d’Agonia na Galiza. A iniciativa, que integrou cortejos, cumprimentos ao alcaide, missa solene e a cerimónia do “bota fumeiro”,  foi considerada um sucesso pela organização.

Hoje, foi a vez das comissões organizadoras e da mordoma oferecerem um pouco de Viana do Castelo aos jornalistas, pelo que a iniciativa incluiu também uma degustação de produtos regionais de Viana do Castelo acompanhados dos Vinhos Verdes das Terras de Geraz, a cargo do restaurante Augusto de Castelo de Neiva.

 

            Viana do Castelo, 15 de Julho de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo