Página Inicial > Notícias > Viana do...Atlântico em 2020

Viana do Castelo apresenta candidatura para realizar Jogos Náuticos do Atlântico em 2020

25 Outubro 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, durante uma visita do Comité Internacional dos Jogos Náuticos do Atlântico e do Presidente do Comité Regional Olímpico de Pays de La Loire a Viana do Castelo, anunciou a candidatura do município à organização dos Jogos Náuticos do Atlântico em 2020.


A comitiva visitou o Centro de Mar, os Centros Náuticos de Viana do Castelo e foi-lhes ainda apresentado o projeto educativo “Náutica nas Escolas”, desenvolvido pelo município nas escolas do concelho. No atual ano letivo, o projeto conta com 1.911 alunos, de 11 escolas e 95 turmas.


Aproveitando a visita, o autarca, José Maria Costa, apresentou a candidatura do município à organização dos Jogos Náuticos do Atlântico em 2020, revelando também a intenção do concelho acolher um seminário sobre Nautismo nas cidades do Arco Atlântico, em maio de 2019.


A intenção de Viana do Castelo foi muito bem acolhida, atendendo ao trabalho desenvolvido na náutica e à experiência na organização dos Jogos Náuticos do Atlântico, que a cidade já recebeu em 2009 e em 2013.
A comitiva visitante elogiou a participação dos atletas vianenses na última edição, que decorreram em Saint Nazaire, Pays de La Loire, em França, no final do mês de agosto, e onde os atletas de Viana do Castelo conquistaram 27 medalhas.


Nos jogos, os atletas vianenses arrecadaram sete medalhas de ouro, doze medalhas de prata e oito medalhas de bronze. Na classificação por países e regiões, Viana do Castelo, que representou Portugal, alcançou o terceiro lugar da geral, sendo apenas superada pelos atletas da França e Alemanha.