Página Inicial > Notícias > Viana do...junto da OCDE

Viana do Castelo apresenta boas práticas junto da OCDE

14 Setembro 2018

Viana do Castelo vai acolher, a 19 de setembro, uma sessão de apresentação de boas práticas, no âmbito da 14ª edição do LEED Forum, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), para debater as indústrias de transição regional e as ideias de negócio inovadoras, numa iniciativa que juntará responsáveis locais, nacionais e internacionais para debater com empresários e inovadores sociais quais as exigências dos postos de trabalho do futuro.


Pelas 15h00, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo vai abrir as sessões de trabalho, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. As duas sessões vão contar com a presença de diversas empresas locais, como a Aceleradora Tecnológica de Viana do Castelo, BorgWarner, Xpant IT, Aromáticas Vivas, Dínamo 10 e hotel Feel Viana.


De acordo com a OCDE, estima-se que em 2019 a instalação mundial de 1,4 milhões de robots industriais contribuirá muito significativamente para a transformação tecnológica das empresas, o que trará repercussões a médio prazo na economia local. Esta estimativa deverá animar o debate e contribuir para antecipar uma maior harmonia entre a formação e a preparação dos trabalhadores face às novas oportunidades laborais.


Lançado em 2004 pela OCDE, o Local Economic and Employment Development (LEED) Forum promove anualmente o encontro entre decisores políticos, autoridades locais, agências de emprego, empresários e ONGs com objetivos de promoção da empregabilidade.


O evento promovido pela OCDE em parceria com o PO ISE e o Programa Operacional Norte 2020 irá reunir mais de 300 participantes locais, nacionais e internacionais para discutir como as tendências atuais interferem diretamente nos empregos, nos locais de trabalho e nas oportunidades de desenvolvimento económico local.