Página Inicial > Notícias > Viana do...náuticas

Viana do Castelo aposta nas actividades náuticas

22 Maio 2009
 

A apresentação do estudo, a cargo de João Zamith, Guilherme Guimarães e Marco Rebelo, deu sobretudo a conhecer o projecto da associação, que se encontra inserido no Programa Operação Norte (ON) - Medida Valorização e Promoção Regional e Local. O estudo teve como objectivo inventariar os agentes ligados à náutica com vista à concepção de planos de acção com medidas e acções que promovam o desenvolvimento e a qualificação do sector, assim como a promoção de mecanismos que interliguem os diversos sectores da náutica.


            No seu discurso, o Vereador Eng. José Maria Costa, que também faz parte do Conselho de Administração do Polis do Litoral Norte, aproveitou para salientar a importância que está a ser dada pela Autarquia a este sector e avançar que o estudo apresentado se "enquadra perfeitamente" no futuro Centro de Mar de Viana do Castelo, um projecto que integra já a Agenda Regional do Mar, aprovada pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N) e que classifica "Viana do Castelo como cidade náutica de recreio e lazer".


            O futuro Centro de Mar, referiu ainda a propósito o Vereador, tem também prevista a construção de infra-estruturas de apoio às actividades náuticas como o remo, vela, canoagem, suf e windsurf, mas também de um Centro Empresarial Náutico e a ampliação das marinas atlânticas, que irão permitir potenciar a atractividade turística da cidade, do concelho e da região como "vector de desenvolvimento". No projecto, e numa das principais novidades apresentadas, consta importante dinamização da prática desportiva náutica das escolas e dos mais jovens do concelho.


            Na noite em que o tema foi a náutica, o Vereador do Ambiente anunciou que foi apresentada a candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) para a construção de um Centro de Alto Rendimento de Surf, que vai ser construído no Cabedelo (Darque) e permitirá a qualificação da praia já conhecida internacionalmente pela prática desta modalidade.




            Viana do Castelo, 22 de Maio de 2009




Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo