Página Inicial > Notícias > Viana do...mundo digital

Viana do Castelo acolheu sessão para ajudar empresas a entrar no mundo digital

21 Setembro 2018

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolheu ontem uma sessão de informação, sensibilização e capacitação no âmbito do programa PME Digital, criado pelo Ministério da Economia com o objetivo de ajudar as micro e pequenas e médias empresas portuguesas a serem mais competitivas. O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, marcou presença na sessão de abertura, onde deu a conhecer o crescimento empresarial do concelho, destacando as empresas tecnológicas.


O autarca recordou que Viana do Castelo quer entrar no ‘top ten’ das exportações nacionais até 2020, ano em que o concelho deverá exportar mais de 1.000 milhões de euros, correspondendo 30% ao cluster eólico, 30% setor do papel e 40% ao setor automóvel. No que toca a empresas tecnológicas, no concelho têm vindo a ser efetuados investimentos com a criação de dez empresas, que se traduzem em cerca de 280 postos de trabalho altamente qualificados.


Viana do Castelo tem vindo a afirmar-se como um concelho de forte acolhimento empresarial e exportador, tendo atingido em 2017 os 831 milhões de euros de exportações, o que coloca o município em 16º lugar no ranking nacional, correspondendo a 1,5% das exportações nacionais.


O projeto PME Digital quer estimular a utilização de ferramentas digitais, permitindo às empresas o acesso a novos mercados, melhorando a gestão e tornando mais eficiente a relação com os clientes e fornecedores. O programa PME Digital disponibiliza às PME as soluções tecnológicas de gestão de negócios baseadas em Internet mais recentes e em condições extremamente acessíveis.