Página Inicial > Notícias > Viana do...do Litoral"

Viana do Castelo acolhe "Encontros do Litoral"

13 Novembro 2009

Viana do Castelo acolhe, na próxima semana, os “Encontros do Litoral – Uma nova visão para o Litoral Norte”, uma iniciativa que irá trazer ao Auditório de Santiago da Barra um conjunto de especialistas para debater projectos e planos para a zona costeira. O encontro está agendado para os dias 19 e 20 de Novembro e contará com a presença de nomes como Tito Rosa, presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, Carlos Laje e Paulo Gomes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e vários professores universitários de renome nacional e internacional, empresários e técnicos.

Trata-se do primeiro Encontro do Litoral promovido pela sociedade Polis Litoral Norte e tem como objectivo procurar reunir capacidades para a acção concreta e imediata do território, de forma a seguir o caminho da sustentabilidade traçado na Visão Norte 2011. Em discussão vão estar temas tão diversos como o diagnóstico e cenários de dinâmica costeira, as ferramentas para a decisão na gestão do litoral, o planeamento e ordenamento, o futuro dos planos de ordenamento na zona costeira, os biorecursos, o potencial turístico, os novos recursos e a náutica.

Os vários temas vão ser debatidos por especialistas oriundos dos mais importantes centros de investigação nacionais, por empresários e técnicos. A abrangência dos temas e a diversidade das abordagens permitirão uma nova forma de olhar para o litoral, numa perspectiva integradora e multidisciplinar.

O Polis Litoral Norte intervém numa área de litoral de 50 km, entre o limite Sul do concelho de Esposende e a foz do rio Coura, em Caminha, promovendo a requalificação e valorização da orla costeira. É uma sociedade de capitais públicos constituída pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e as Câmaras Municipais de Viana do Castelo, Esposende e Caminha.

Em Viana do Castelo e até 2013, o Polis Litoral Norte prevê a valorização dos aglomerados populacionais da orla costeira, a beneficiação das vias de acesso e reordenamento das áreas de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a execução de estacionamento de retaguarda, a requalificação do espaço público e paisagístico do aglomerado e a criação de passadiços, para além de uma ciclovia, da criação de apoios de prática balnear e de apoio à prática desportiva náutica.

Assim, está prevista a valorização das frentes marítimas da praia Norte/Coral, Cabedelo, Chafé/Amorosa, Castelo Neiva/Pedra Alta com o reordenamento e qualificação mediante a valorização dos aglomerados populacionais, a beneficiação da via de acesso e reordenamento da área de estacionamento, a criação de espaços verdes, a protecção costeira, a beneficiação das vias de circulação interna, a requalificação do espaço público e a criação de passadiços, para além da ciclovia que atravessa toda a faixa litoral dos três concelhos e ainda a requalificação dos armazéns de aprestos dos pescadores (na freguesia de Castelo de Neiva).

Estão também previstas estruturas de apoio balnear (Planos de Praia) na praia da Ínsua, Afife, Arda /Bico, Paçô/Carreço, Amorosa/Chafé e Pedra Alta/Castelo de Neiva. Este eixo define a qualificação das infra-estruturas de apoio ao uso balnear com a criação de infra-estruturas de apoio aos acessos viários, estacionamento, acessos pedonais, apoios de praia de qualidade, criando uma imagem de referência associada ao valor ambiental do Litoral Norte.

 

 Viana do Castelo, 13 de Novembro de 2009

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo