Página Inicial > Notícias > Viana do...Climáticas

Viana do Castelo acolhe Olímpiadas da Energia e Alterações Climáticas

15 Fevereiro 2010

eolicaViana do Castelo vai acolher, no próximo sábado, as Olimpíadas da Energia e das Alterações Climáticas, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente que inclui igualmente a entrega do Galardão Rede Climática. O evento está agendado para a Escola de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a partir das 10h30, e integra uma visita às instalações da Enercon.

As Olimpíadas, que contam com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, são um concurso no qual participam alunos do ensino secundário de todo o país, incluindo os cursos profissionais. Na prova existem duas fases eliminatórias: a primeira com uma prova de avaliação online de conhecimentos de carácter teórico; e uma segunda de carácter prático, com pequenos vídeos digitais até cinco minutos apresentando uma ideia inovadora ou fazendo referência a uma iniciativa relevante dentro da temática da Energia e das Alterações climáticas, podendo ser um anúncio de televisão, um sketch cómico, uma reportagem, uma entrevista, etc..

No final das eliminatórias, decorre a finalíssima que, este ano, decorre em Viana do Castelo e onde serão apresentados os trabalhos vencedores das Olimpíadas. Na final vão estar os seguintes grupos/Escolas: Dangerous World da Escola Profissional de Felgueiras; Ecovalsassina do Colégio Valsassina; Oxigénio Activo do Externato João Alberto Faria; Galácticos do Colégio de São Miguel; e Green TIC Watt da Escola Profissional de Felgueiras.

Paralelamente, são entregues os Galardões Rede Climática, que têm cinco categorias: autoridade municipal, autoridade regional, empresas, associações e escolas (prémios que decorrem da classificação final das Olimpíadas). Este galardão pretende distinguir os melhores projectos nacionais na área das energias e alterações climáticas, nomeadamente os que têm dado um contributo concreto na redução da emissão de gases com efeito de estufa e na implementação prática da política comunitária em matéria de energia e alterações climáticas.

O evento é promovido pela Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como objectivo contribuir para o progresso da Engenharia do Ambiente. Actualmente, a APEA conta com mais de 1800 associados e tem como objectivos promover a cooperação e solidariedade entre os seus membros; promover o reconhecimento e divulgação da Engenharia do Ambiente nas suas características técnicas e científicas;
contribuir para a estruturação da carreira de Engenheiro do Ambiente; e desenvolver intercâmbios com associações congéneres, nacionais e estrangeiras.   

Viana do Castelo, 15 de Fevereiro de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo