Página Inicial > Notícias > Viana do...Intercélticos em 2013

Viana do Castelo acolhe Jogos Intercélticos em 2013

26 Outubro 2011

Viana do Castelo foi a cidade escolhida para acolher os Jogos Intercélticos em 2013. O anúncio foi feito hoje, durante a primeira Conferência Europeia Náutica do Espaço Atlântico, em Brest, na Bretanha, onde Vitor Lemos, o Vereador com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal e vários representantes de clubes náuticos de Viana do Castelo participam para apresentar o Centro de Mar.

Esta conferência, sob a temática “Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento Sustentável do Sector Náutico nas Regiões Atlânticas”, conta com a participação de 50 peritos da náutica, oriundos de Espanha, Irlanda, Reino Unido, França e Portugal e de representantes da Comissão Europeia, assumindo-se como um espaço privilegiado de partilha de boas práticas do projecto NEA2 e um contributo decisivo para o êxito da Estratégia Europeia do Atlântico, catapultando a Náutica Atlântica como referência internacional.

Organizada pelo Conselho Regional da Bretanha, pelo Conselho Geral de Finistèrre e pelos parceiros do projecto NEA2, com o apoio da União Europeia, a iniciativa reveste-se de maior importância pelo facto de o cluster da náutica se ter tornado, nas últimas décadas, um dos principais factores de desenvolvimento económico das regiões atlânticas.

            Durante a primeira sessão, foi anunciado que Viana do Castelo irá acolher os Jogos Intercélticos em 2013, uma novidade que para a autarquia se reveste da maior importância, numa altura em que Viana do Castelo se pretende impor como cidade náutica e destino de excelência do turismo náutico, juntamente com a estratégia do Centro de Mar que irá nascer.

O futuro Centro de Mar, um projecto aprovado no âmbito do Programa Operacional dos Factores de Competitividade – COMPETE do QREN e que integra o Cluster do Mar da região norte com investimentos a rondar os 25 milhões de euros, terá como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social da região. O objectivo principal é constituir como uma verdadeira região atlântica de qualidade, e possibilitar a criação de uma marca distintiva ligada à costa atlântica.

Esta estrutura do Centro de Mar vai, por isso, apostar na náutica de recreio e dos desportos náuticos através da articulação em rede de um conjunto de actividades que englobam a construção e reparação de embarcações de recreio, a expansão e qualificação de instalações náuticas, o turismo náutico e a valorização de elementos patrimoniais e ambientais.

 

 

Viana do Castelo, 26 de Outubro de 2011   

                               Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo