Página Inicial > Notícias > Viana do...Projecto Rios

Viana do Castelo acolhe II Encontro Nacional Projecto Rios

26 Novembro 2010

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, preside amanhã (dia 27 de Novembro), pelas 09h30, à sessão de abertura do II Encontro Nacional Projecto Rios, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Este projecto, ao qual Viana do Castelo aderiu em 2009, envolveu já nove escolas, 37 turmas e mais de setecentos alunos na sensibilização e monitorização de troços de rios e ribeiras do concelho.

A iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Ambiental é subordinada ao tema Pela Biodiversidade dos Rios e vai contar com a participação de mais de 250 pessoas provenientes de Norte a Sul do país, desde educadores, professores, técnicos de Educação Ambiental e técnicos de autarquias, pretendendo-se com a iniciativa estimular a troca de experiências vividas por grupos, monitores e parceiros do Projecto Rios. Do programa, destaca-se a Marcha pelos Rios, que pretende juntar os participantes numa actividade única com o objectivo de dar a conhecer o espaço ribeirinho e a necessidade da sua preservação e conservação, servindo igualmente como uma acção de sensibilização pelas ruas de Viana.

Em termos nacionais, o Projecto Rios conta actualmente com 204 grupos de adopção inscritos e distribuídos por 70 municípios, envolvendo um total de 10 mil pessoas, para além de uma equipa de 228 monitores, que, de Norte a Sul do país, realizam acções de monitorização e preservação de mais cem quilómetros de rios e ribeiras portuguesas.

Este projecto nasceu na Catalunha em 1999 e foi trazido para Portugal em 2006. Trata-se de um projecto de participação pública que utiliza metodologias de educação ambiental e que contribui para a implementação de soluções sustentadas para os problemas dos ecossistemas fluviais, procurando acompanhar os objectivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para a implementação da Carta da Terra e da Directiva Quadro da Água. Para além da vertente ecológica, este projecto visa também a tomada de consciência ambiental baseada na participação voluntária e activa dos cidadãos (vertente social e cultural).

Em Viana do Castelo, entre 2009 e 2010, foram monitorizados mais de 17 quilómetros de rios e ribeiras no concelho, nomeadamente o rio Neiva e Lima e as ribeiras de S. Vicente, Portuzelo, Areosa e Anha, com 74 saídas de campo. Foram ainda desenvolvidas diversas actividades com turmas das escolas do concelho, nomeadamente exposições de fotografia, divulgação das actividades nos jornais escolares, a recolha de resíduos, colóquios e plantação de árvores autóctones.

 

Viana do Castelo, 26 de Novembro de 2010      

 

                              Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo