Página Inicial > Notícias > Viana do...século XXI

Viana do Castelo acolhe Fórum Pensar as Cidades do século XXI

20 Março 2012

banner_191_77_corA Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Eixo Atlântico promovem, na próxima sexta-feira (23 de Março) no Castelo Santiago da Barra, a primeira sessão do “Fórum Pensar as cidades do século XXI”, intitulado “Governança e gestão das cidades à luz da Estratégia UE 2020”. No fórum participam especialistas nacionais e internacionais que debaterão os problemas das cidades em contexto de crise.

 O Fórum nasce no contexto das estratégias que o Eixo Atlântico para impulsionar as suas cidades a adoptarem posições activas na saída da crise e integra um conjunto de especialistas, tanto ibéricos, como internacionais, que vão apresentar e debater com os responsáveis municipais as experiências mais avançadas que se desenvolvem no mundo, para resolver os problemas das cidades neste contexto de crise e torná-las competitivas, para retomar o crescimento económico.

Esta que é a primeira edição do Fórum, os especialistas e responsáveis políticos vão analisar as propostas da Comissão Europeia para o período 2014-2020 nas áreas do desenvolvimento sustentável, desenvolvimento inovador e desenvolvimento inclusivo. A escolha destes três pilares deve-se, por um lado, pela sua incidência no crescimento económico e, por outro lado, porque constituem a questão imprescindível para que as cidades possam continuar a receber fundos europeus que ajudem ao referido crescimento económico.

            A sessão será aberta pelo professor Willen Van Winden, da Universidade de Amesterdão, considerado um dos principais especialistas europeus na gestão do território. Esta jornada de debate abre-se, pela primeira vez à totalidade das instituições da Euro-região e do resto de Portugal, assim como aos sectores profissionais ligados ao desenvolvimento urbano: urbanistas, arquitectos, agências de energia, economistas, sociólogos, etc.

 

            Viana do Castelo, 20 de Março de 2012 

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo