Página Inicial > Notícias > Viana do...em Novembro

Viana do Castelo acolhe Conselho de Outono da RETE em Novembro

18 Abril 2011

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, participou na reunião do Conselho de Primavera da RETE – Associação para a colaboração entre Portos e Cidades, que decorreu em Santander e que abordou o tema das frentes de rio e mar urbanos portuários. No evento, foi anunciado que Viana do Castelo irá acolher a reunião do próximo conselho da RETE, em Novembro.

Na reunião, onde participaram as autoridades portuárias e presidentes das câmaras de várias cidades europeias, foram discutidas as relações entre as actividades portuárias e a cidade, a requalificação das frentes ribeirinhas e a importância turística que as cidades portuárias podem ter na prática de desportos náuticos e no incremento do turismo de cruzeiros.

Na ocasião, foi também anunciado que a próxima reunião do Conselho decorrerá em Viana do Castelo em Novembro, podendo tornar-se um espaço de apresentação para a intervenção da requalificação urbana e ambiental da frente ribeirinha da cidade, dos projectos da náutica de recreio e de desportos náuticos integrados no futuro Centro de Mar e ainda de apresentação do potencial do porto de mar de Viana do Castelo como factor de acolhimento empresarial e indutor na fixação de novas empresas na região.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo aderiu, como sócio colaborador, em Abril do ano passado à RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidade, uma entidade com sede em Itália que tem como missão construir uma rede internacional de cidades portuárias e de portos. Para o Presidente da Câmara, José Maria Costa, trata-se de potenciar a frente de mar e o porto de mar de Viana do Castelo, através do conhecimento e relações com outras cidades portuárias.

A RETE tem por objecto desenvolver e melhorar a relação recíproca e a colaboração mútua, para alcançar um desenvolvimento equilibrado e qualificado dos âmbitos urbano e portuário. Os seus objectivos passam pela promoção e execução de programas, projectos, actividades e iniciativas de formação, investigação, estudo e difusão que contribuam ou favoreçam a cooperação entre as administrações portuárias e as administrações locais; a melhor integração dos portos no seu contexto territorial; e a prosperidade e melhoria da qualidade de vida das cidades.

Para tal, a RETE desenvolve iniciativas destinadas a melhorar a relação porto-cidade; organiza congressos, cursos, seminários e jornadas; publica revistas periódicas; promove a publicação de contributos de carácter científico; e mantém activa uma página na Web. Da RETE fazem parte grandes portos, autoridades portuárias e cidades europeias. De realce são, por exemplo, as principais cidades espanholas, a administração portuária de Lisboa, Douro e Lexões, mas também as cidades de Veneza, Sevilha.

Iniciativa do Centro Internazionale Città d’Acqua, de Veneza, a RETE foi constituída em 2001 a partir de um protocolo de acordo entre a Administração do Porto de Lisboa, a Área Metropolitana de Lisboa, os Puertos del Estado, a Stazioni Marittime Spa, de Génova, e as Autoridades Portuárias de Barcelona, Génova e Baleares, cujo principal objectivo consistia em fomentar a cooperação entre portos e cidades da Europa Mediterrânica e da América Latina na área da reorganização das zonas ribeirinhas urbano-portuárias e da relação cidade-porto.

 

Viana do Castelo, 18 de Abril de 2011

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo