Página Inicial > Notícias > Viana Abraça...Geraz do Lima

Viana Abraça já instalou 4.041 kits de compostagem e ofereceu bens solidários ao Centro Paroquial e Social de Santa Leocádia de Geraz do Lima

27 Março 2019

O projeto Viana Abraça, lançado em 2018 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), já instalou 4.041 kits de compostagem e conta com 3.700 famílias aderentes. Ontem, foram entregues eletrodomésticos e material informático ao Centro Paroquial e Social de Santa Leocádia de Geraz do Lima, a primeira instituição de solidariedade social do concelho que foi apoiada pelo projeto.


O Viana Abraça pretende reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterro, preservando o ambiente e apoiando as instituições de solidariedade social do concelho. A valorização de resíduos orgânicos acarreta poupança que será direcionada para o apoio a instituições sociais de Viana do Castelo.


A taxa de adesão do projeto ronda os 83% e coloca Viana do Castelo no rumo de ser a Capital da Compostagem em 2019. O Viana Abraça está dividido em dois eixos: o rural, em que se pretende incentivar a prática da compostagem doméstica; e o urbano, em que se pretende potenciar a separação doméstica de resíduos orgânicos. Ao primeiro eixo, em marcha desde julho do ano passado, está associada a distribuição gratuita de 7.500 kits de compostagem. O segundo eixo do projeto terá início ainda este ano, através da instalação de 480 contentores de deposição seletiva de resíduos orgânicos alimentares na cidade – nas freguesias da Areosa, Darque, Meadela, Monserrate e Santa Maria Maior – e da oferta de 22.000 baldes domésticos para a separação desses resíduos. Desta forma, prevê-se que Viana do Castelo continue a diminuir a quantidade de resíduos indiferenciados enviada para aterro.


Aos benefícios ambientais associados à valorização de biorresíduos, somam-se as vantagens sociais – por cada euro poupado com o desvio de resíduos orgânicos de aterro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro euro para fazer face a necessidades materiais das instituições de solidariedade social do município.

Os investimentos associados à operação Viana Abraça, apoiados pelo PO SEUR através do Portugal 2020 e do Fundo de Coesão da União Europeia, visam a diminuição da deposição de biorresíduos alimentares e verdes em aterro através da sensibilização para a prática de compostagem doméstica, da deposição seletiva, da implementação de uma rede de recolha coletiva dedicada aos biorresíduos alimentares bem como da implementação do sistema “Pay-As-You-Throw” - PAYT.


No dia 17 de abril, os SMSBVC vão realizar o colóquio “Viana Abraça – Valorização de Resíduos Orgânicos em Viana do Castelo – Resultados e Prospetivas”, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).


A sessão de abertura acontece pelas 9h45, contando com a presença do Secretário de Estado do Ambiente e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.