Página Inicial > Notícias > USF Meadela...de 360 dias

USF Meadela adjudicada por 2,2 milhões de euros com prazo de execução de 360 dias

09 Setembro 2021

O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, em reunião extraordinária, a intenção de adjudicação da empreitada de construção da Unidade de Cuidados Primários – USF da Meadela por mais de 2,2 milhões de euros, numa obra com prazo de execução de 360 dias.


O novo equipamento de saúde irá contar com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, 4 consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, bem como salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas-de-banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.


De acordo com o projeto, o terreno onde será implementado a USF da Meadela apresenta uma área aproximada de 4.000 metros quadrados e um declive ligeiro de aproximadamente 4 metros entre a via de acesso e o ponto mais alto do terreno. O projeto “teve como inspiração a morfologia e caraterísticas do local, nomeadamente o declive da altura de um piso entre o ponto mais alto e o ponto do mais do terreno e, ainda, da intenção de minimizar a diferença de alturas entre os edifícios vizinhos e altura do programa funcional”.


Neste sentido, a premissa “foi fazer um ‘não edifício’ camuflado na paisagem, como se um jardim de tratasse”. “Espacialmente, a proposta apresenta uma organização distinta entre utentes e funcionários, distinção esta que surge desde o parque de estacionamento até à entrada dos diversos consultórios. No interior, a separação dos diferenciados serviços é realizada pelo átrio de entrada que separa as áreas de salas de espera que, posteriormente, encaminham para o serviço destino”, explica o documento.


Os acabamentos e aspeto final “tiveram inspiração na história do concelho de Viana do Castelo e da sua produção de tijolos cerâmicos. Este material, para além de resistente, económico e de baixa manutenção, permite oferecer ao exterior uma imagem rica, trabalhada e com uma linguagem uniforme”, pelo que todo o edifício é revestido a tijolo cerâmico preto.


Recorde-se que, em agosto passado, foi aprovada pelo Norte 2020 a candidatura a fundos europeus que permite o financiamento necessário à empreitada de construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela. Este projeto resulta de uma parceria efetuada através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município de Viana do Castelo, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).


A candidatura aprovada foi apresentada ao Norte 2020 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que vai ser a entidade adjudicante e que irá garantir o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário para depois ser entregue à ULSAM.


Já em junho de 2020, o Presidente da Câmara Municipal informara que a construção desta Unidade de Saúde Familiar estava prevista no Plano de Atividades e Orçamento do Município, considerando que “começa a ser premente dotar a freguesia e as localidades vizinhas de um espaço de qualidade, para que os atos médicos sejam feitos com mais dignidade” já que “as atuais condições de funcionamento da extensão de saúde não são as melhores”.


Antes, a Câmara Municipal aprovara por unanimidade a Declaração de Utilidade Pública (DUP) do terreno para a construção da nova USF. A construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela "é considerada absolutamente estruturante e indispensável à rede de equipamentos de saúde no concelho".