Página Inicial > Notícias > Unidade de...pleno em Junho

Unidade de Cuidados Continuados de Darque em pleno em Junho

22 Maio 2014

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, reuniu com o conselho de administração da Administração Regional de Saúde Norte, onde ficou acertada a abertura das camas, já em junho, das unidades de cuidados continuados em Darque (Viana do Castelo) e em Ponte da Barca.

Na reunião foram, assim, abordadas as situações das IPSS’s que ainda não têm acordos de cooperação para a abertura da totalidade das camas das suas unidades de cuidados continuados. Na ocasião, o autarca foi informado que já foi efetuado o despacho conjunto do Governo que permite a abertura, já em Junho, das camas das unidades de cuidados continuados do Centro Social e Paroquial de Darque e Ponte da Barca.

Recorde-se que o Município de Viana do Castelo tem efetuado inúmeras diligências desde início do ano passado no sentido desta unidade ser dotada dos referidos acordos por se tratar de respostas sociais necessárias para o concelho e para o distrito de Viana do Castelo.

Em Darque, a unidade custou 1.2 milhões de euros financiadas pelo POPH e está concluída desde Julho de 2012, tendo o Presidente da Câmara, José Maria Costa, encetado um sem número de iniciativas junto dos secretários de estado da Segurança Social e da Saúde, da ARS Norte e dos próprios ministros para que este equipamento, o único no concelho, entrasse em funcionamento.

A unidade de média duração e reabilitação é uma unidade de internamento, com espaço físico próprio, articulada com o hospital de agudos para a prestação de cuidados clínicos, de reabilitação e apoio social. Já a unidade de longa duração e manutenção é uma unidade de internamento para prestar apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos. Ao todo, dispõe de trinta camas.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo