Página Inicial > Notícias > Um Governo...duas medidas

Um Governo com dois pesos e duas medidas

23 Janeiro 2013

O Município de Viana do Castelo, ao tomar conhecimento das intervenções do Sr. Ministro da Economia e do Emprego e da Sra. Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território no Fórum sobre o Mar realizado por um órgão de comunicação social, regista com agrado a intenção do Governo de apostar na re-industrialização, no aproveitamento dos recursos naturais e do mar como uma nova estratégia para a economia.

Não podemos é deixar de estranhar que o mesmo Governo tendo na sua área de responsabilidade uns estaleiros navais- “ os Estaleiros Navais de Viana do Castelo” -, não tenha investido nenhum euro nem preveja investir para a concretização de um contrato para a dois construção de navios no valor de 128 milhões de euros, criando, assim, condições para a reactivação de 630 postos de trabalho com possibilidade de ampliação de mais algumas centenas em trabalhos auxiliares.

No entanto, o mesmo Governo vai apoiar, com investimentos públicos de 18 milhões de euros, uns estaleiros privados, os Estaleiros do Mondego, para permitir a criação de 134 postos de trabalho directos.

Ficámos satisfeitos com esta aposta do Governo no mar e na construção naval, embora não entendamos porque é que o mesmo Governo não cria as mesmas linhas de financiamento e o mesmo apoio para viabilizar os contratos de construção com a Venezuela que aguardam execução há cerca de 2 anos, mantendo os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e os seus 630 trabalhadores num autêntico limbo.

 

Viana do Castelo, 22 de Janeiro de 2013.

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente