Página Inicial > Notícias > Trezentos...Cultural

Trezentos bailarinos de onze diferentes países atuam amanhã no Centro Cultural

17 Novembro 2017

A APPDSI - Associação Portuguesa de Professores de Dança de Salão Internacional e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem amanhã, dia 18 de Novembro, no Centro Cultural o “VIANA INTERNACIONAL-WDC-WDC-AL - OPEN CHAMPIONSHIP” - Festival internacional de dança de salão. Trata-se do primeiro evento internacional da modalidade a decorrer em Viana e contará com a presença de 300 bailarinos de onze diferentes países.

Esta iniciativa ambiciosa que integra a política de oferta cultural e multidisciplinar da Câmara Municipal, pretende posicionar a cidade de Viana do Castelo como a capital do “Norte” nos grandes eventos internacionais da modalidade.
Assim, “VIANA INTERNACIONAL-WDC-WDC-AL - OPEN CHAMPIONSHIP” vai realizar-se com a presença de bailarinos e júris internacionais de onze diferentes países: Portugal, Croácia, Finlândia, Dinamarca, Islândia, Holanda, Inglaterra, Luxemburgo, Noruega, Itália, Suíça, Ucrânia e Rússia. Estarão presentes 300 bailarinos, sendo 50 bailarinos estrangeiros que irão desfilar nas respetivas disciplinas latin and ballroom dancing.

Decorrerão, neste evento, cinco diferentes momentos: APPDSI classes - WDC-AL OPEN, WDC PROF. Events e PRO AM, distribuídos por escalões etários de Juvenil, Júnior, Juventude, Adultos e Seniores. Pela primeira vez em Portugal decorrerá um festival competitivo “ProAm”, uma competição muito particular, onde o par de dança é composto por elemento profissional de dança e o outro amador.

O painel de jurados é composto por júris internacionais e altamente qualificados, pela WDC e provenientes de vários países da Europa, sendo o responsável (chairman) o vice-presidente da instituição mundial WDC Mr. Rudy Trauz
De lembrar que a dança de salão internacional tem vindo a evoluir de forma gradual e estruturada, conquistando, passo a passo, um número considerável de praticantes e aficionados. A Associação Portuguesa de Professores de Dança de Salão Internacional (APPDSI), associação sem fins lucrativos, fundada em Portugal em 1995, e desde a sua fundação é full member na World Dance Council (WDC) e desde 2015 member nacional da WDC-AL. A fazer 22 anos de existência e em conjunto, implementaram e desenvolveram esta forma de dança alicerçada na qualidade e no profissionalismo, à semelhança da praticada internacionalmente.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo