Página Inicial > Notícias > “Três Mulheres...Cena Sign

“Três Mulheres em torno de um piano” no Cena Sign

18 Julho 2012

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe o espectáculo a cargo do Estúdio de Dramaturgias de Língua Portuguesa - Dogma 12, o espectáculo “Três mulheres em torno de um piano” a 20 e 21 de Julho, integrado no festival de artes performativas “Cena Sign”.

 Com texto, encenação, espaço cénico, selecção sonora e desenho de luz de Castro Guedes, o espectáculo tem como personagens a senhora bondosa (Lúcia Maria), a pobre jovem (Francisca Lima) e a jovem produzida (Isabel Francisco).

Trata-se da história de três mulheres que vão encontrar-se numa noite de tempestade numa velha casa das Avenidas Novas em Lisboa, em 1993. Aparentemente é um acaso, mas talvez seja um propósito do Intangível para cruzar dois temas que parecem distantes e estão tão próximos: o mundo da prostituição onde se vai comprar “amor” e os lares de terceira idade onde se “depositam” os que vão morrer. Depois o absurdo, o desconexo dos diálogos, um nihilismo crítico (não “filiação”, mas “constatação” onde é preciso “entrar” para dele se encontrar porta de “saída”).

DOGMA 12 é um muito jovem projecto de carácter impermanente em tempo e espaço: quer dizer que tanto se pode estrear e apresentar em Lisboa ou Viana ou Castelo Branco ou Faial ou Rio de Janeiro; e que pode realizar 3 ou 4 criações no mesmo ano ou estar 2 ou 3anos sem criar nada de novo. E não é um projecto que abdique de um só dogma dos seus12, pelo que não é ajustável à ideia de companhias residentes ou de adaptação de reportórios para realizar acções abrangentes. Tem o seu caminho singular a percorrer na pluralidade que se deseja. Importa, entre o mais, destacar que é um “estúdio de dramaturgias em língua portuguesa” e que é juridicamente uma associação cultural sem fins lucrativos.

Viana do Castelo, 18 de Julho de 2012

                     Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo