Página Inicial > Notícias > Traje de...Iberoamericana

Traje de Viana representa Portugal na Cimeira Iberoamericana

16 Outubro 2013

O traje de Viana vai representar Portugal na cerimónia de abertura da XXIII Cimeira Ibero-americana, que decorre na próxima sexta-feira, o primeiro dia da reunião dos chefes de Estado e do Governo dos países ibero-americanos.

Os trajes de Viana vão ser utilizados na coreografia onde serão apresentados os trajes típicos dos 22 estados membros presentes, numa clara demonstração da imagem de Portugal através do traje de Viana, que se encontra em processo de certificação.

A presença do traje da Cimeira, a decorrer na cidade do Panamá, é um excelente meio de promoção de Portugal num país em grande crescimento e que é um verdadeiro entreposto portuário e aeroportuário da região. No local, estará ainda material promocional.

De recordar que a Câmara Municipal tem em curso um processo de certificação e preservação da identidade do traje à vianesa. Viana do Castelo, conhecida como a capital do folclore, é possuidora de um traje reconhecido como o mais representativo da cultura popular portuguesa. Por isso, a autarquia decidiu avançar com a certificação do “traje à vianesa” a fim de o preservar e de o divulgar de forma mais sistemática, pelo que o estudo e caderno de especificações foram entregues à associação “Portugal à Mão - Centro Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses.

A Conferência Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo é uma reunião anual dos chefes de Estado e Governo da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguaia, Perú, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e Andorra.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo