Página Inicial > Notícias > Traje de...de Andorra

Traje de Viana nos Selos do Principado de Andorra

25 Janeiro 2013

O Grupo de Folclore da Casa de Portugal de Andorra foi distinguido pelo Município de Viana do Castelo na Sessão Comemorativa do 165º Aniversário da Elevação de Viana do Castelo a Cidade com o Galardão de Instituição de Mérito.

Fundado em Maio de 1996 por um grupo de emigrantes portugueses residentes no Principado, esta Colectividade tem sido um fiel representante do folclore do Alto Minho, mais concretamente da ribeira Lima e da Serra d'Arga, tendo um papel muito importante no meio associativo e cultural da região. 

Na intervenção, o Director Artístico do Grupo José Luís Carvalho, agradeceu a distinção atribuída ao grupo que traduz o reconhecimento do seu papel de promotores culturais de Viana do Castelo na diáspora.

Apresentou uma pintura do artista andorrano Angel Calvente que retrata o Traje de Viana e que será a base do selo dos correios de Andorra, uma emissão filatélica comemorativa da Diversidade Cultural do Principado que a partir da Primavera percorrerá o mundo numa autêntica imagem de um país.

intervenaojoseluiscarvalho

Na sessão foi também distinguida a Associação Cultural do Minho de Toronto pelo trabalho desenvolvido na divulgação da cultura portuguesa no Canadá, através da dança, dos cantares e dos trajes da região do Minho, tendo em 2012 sido distinguidas a Association Folklorique des Portugais de Riom, cidade geminada com Viana do Castelo e a Associação Cultural “ O Sol De Portugal” com o galardão de “Instituição de Mérito” pelos serviços prestados na divulgação da língua e cultura portuguesas em França. 

traje_viana_andorra

 Viana do Castelo, 24 de Janeiro de 2013.

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo
Gabinete do Presidente