Página Inicial > Notícias > Traje de...da Alegria"

Traje de Viana no programa "Praça da Alegria"

28 Janeiro 2010

DSC04085A Vianafestas, entidade que organiza, entre outras iniciativas, a Romaria d’Agonia, esteve recentemente no programa da RTP “Praça da Alegria”, apresentado por Sónia Araújo e Jorge Gabriel. A participação contou com a presença de um par trajado de Perre e um traje da Meadela, tendo a apresentadora envergado um Traje de Domingar do Museu do Traje de Viana do Castelo.

   Com explicações pormenorizadas dos trajes a cargo do Dr. Francisco Sampaio, um dos principais dinamizadores do turismo do Alto Minho, o traje de domingar acabou por ser o centro das atenções. Este é a sequência lógica do fato de trabalho, utilizado para pequenas actividades domingueiras (ir à missa, ao terço e namorar) mas também para pequenas tarefas. É composto por saia branca de linho com barra de lã vermelha, avental de fundo vermelho com motivos variados, camisa branca bordada em cor azul e cor branca, a ponto de cruz e, na cabeça, lenço vermelho sem franja.

O traje envergado por Sónia Araújo integra a colecção do Museu do Traje, que está instalado no renovado edifício da Praça da Liberdade. Foi criado em 1997, ocupando um edifício de arquitectura tipicamente "Estado Novo" construído entre 1954 e 1958 para albergar o Banco de Portugal sob o traço de Sousa Araújo, José Cabral e Moura Alves.

Certificado pela Rede Portuguesa de Museus, o Museu já apresentou 46 exposições e recebeu mais de 136 mil visitantes. A sua colecção, inicialmente composta por 471 bens culturais relacionados com trajes, são actualmente, por aquisições, doações e transferências, mais de dois mil os bens culturais do museu.

O Museu do Traje tem vindo a implementar um intenso trabalho de estudo e divulgação do Traje (edição de 27 catálogos, três vídeos documentais, um centro de documentação, recolha de testemunhos), mas também de formação de núcleos museológicos (Moinhos de Água da Montaria, Moinhos de Vento de Montedor, do Sargaço de Castelo de Neiva e do Pão de Outeiro), programas pedagógicos e ateliers de tempos livres e ainda a criação de uma visita ao museu para invisuais.

 

Viana do Castelo, 27 de Janeiro de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo