Página Inicial > Notícias > Tomada de...municipal

Tomada de Posse do novo elenco do executivo municipal

23 Outubro 2017


A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Assembleia Municipal de Viana do Castelo tomaram posse no Teatro Municipal Sá de Miranda. No seu discurso, José Maria Costa, anunciou como desafios para o próximo mandato o desenvolvimento económico, a educação e qualificação dos jovens, a descentralização e a avaliação da Lei da Reforma Administrativa. O autarca anunciou ainda o pedido de criação de um Fundo de Solidariedade Autárquico para apoiar os municípios atingidos severamente pelos incêndios.

Num teatro cheio, o autarca lembrou as vítimas dos incêndios da passada semana e anunciou ter solicitado ao Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses um Fundo de Solidariedade Autárquico para “apoiar os municípios atingidos severamente pela catástrofe dos incêndios”. “Este fundo será alocado à Associação Nacional de Municípios que deverá transferir as verbas para as Autarquias afetadas este ano pelos incêndios, destinando-se a financiar a reconstrução de habitações e infraestruturas municipais destruídas e Viana do Castelo disponibiliza 100.000 euros para este Fundo de Solidariedade Autárquica”, revelou.

José Maria Costa sublinhou que a principal preocupação do próximo executivo será “uma política de procura de resolução dos problemas das populações na sua vida quotidiana”. A criação de emprego e de oportunidades para os jovens, a criação de uma plataforma tecnológica para os emigrantes, o aumento da qualificação dos recursos humanos, a literacia científica, a defesa do ensino público, a consolidação da aposta na reabilitação urbana, a coesão territorial, a preparação da candidatura a Capital Europeia da Cultura, o aumento da cobertura das redes de água e saneamento fazem parte das apostas dos próximos quatro anos.

“Este executivo está ao serviço de todos os vianenses e estará sempre disponível para que todos aqueles que queiram partilhar, experienciar e acima de tudo dar contributos para que as políticas públicas autárquicas sejam políticas mais efetivas, mais abertas e acima de tudo mais participadas”, vincou o edil.

Distribuição das áreas funcionais (pelouros):

Presidência – José Maria Costa
Administração financeira e patrimonial, Projetos e Obras Públicas, Proteção Civil, Recursos Humanos, Saúde e Internacionalização.

Vereador Vítor Lemos
Modernização Administrativa, Saneamento Básico e Desporto

Vereadora Maria José Guerreiro
Educação e Qualificação, Cultura e Património, Turismo

Vereador Luís Nobre
Planeamento e Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico, Mobilidade e Coesão Territorial

Vereadora Carlota Borges
Coesão Social, Juventude, Voluntariado e Serviços Urbanos

Vereador Ricardo Carvalhido
Ambiente e Biodiversidade, Ciências, Inovação e Conhecimento

Vereadores sem área funcional atribuída
Manuel Hermenegildo Costa
Paula Cristina Veiga
Cláudia Marinho

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo