Página Inicial > Notícias > Terminada...Subportela

Terminada repavimentação e infraestruturação de águas e saneamento em Subportela

26 Setembro 2017

Está concluída a repavimentação da Estrada Municipal 540, em Subportela, numa extensão de mais de cinco quilómetros e que surge na sequência das obras de infraestruturação de um dos principais arruamentos da freguesia. A obra foi efetuada em articulação com a empresa Águas do Norte, Serviços Municipalizados de Saneamento Básico e Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A empreitada, que incluiu ainda a remoção dos reservatórios provisórios instalados em frente da igreja paroquial de forma a melhorar a qualidade paisagística da zona, integra o investi8mentos da autarquia, que tem vindo a reabilitar a rede viária municipal de Viana do Castelo, num investimento superior a 1.6 milhões de euros. Ao todo, são mais de 24 quilómetros em vias de onze freguesias do concelho que se encontram em elevado estado de degradação.

Para além da repavimentação de 5.2 quilómetros, a EM540 foi alvo da infraestruturação de rede de água e saneamento e ainda da construção de reservatórios e respetivas ligações do Subsistema de Abastecimento de Água de S. Jorge, que implicou a instalação de 3900 metros de adutora e um reservatório em Subportela e outro em Mujães, num investimento de 1.2 milhões de euros.

De lembrar que os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo tem em marcha novos investimentos nas redes de saneamento e abastecimento de água no concelho, que abrangem nove freguesias e um investimento a rondar os cinco milhões de euros. Este conjunto de investimentos, comparticipado pelo POSEUR, pela Câmara Municipal e pelos SMSBVC, contribuirá para melhorar o ambiente e aumentará a taxa de cobertura de saneamento para 78.5%, cifrando-se a do abastecimento de água em mais de 97%.

Assim, estão a ser instalados nas freguesias de Chafé, Castelo do Neiva, S. Romão de Neiva, Mazarefes, Vila Franca, Mujães, Cardielos, Nogueira e Subportela mais de 23 quilómetros de redes de drenagem de saneamento, instalados 992 ramais de drenagem de saneamento, colocados mais de cinco quilómetros de abastecimento de água e 160 ramais de abastecimento de água.

Estes investimentos juntam-se a um outro conjunto de empreitadas recentes a cargo da Câmara Municipal e dos SMSBVC no valor global de aproximadamente 2.6 milhões de euros. Em causa estavam investimentos em Deão, Vila de Punhe, Castelo do Neiva, Barroselas, Subportela (Caminho da Rompida e Estrada Municipal), Perre, Bairro de S. Roque e Escola Técnica (Monserrate), Rua Cidade de Riom e Rua Sport Clube Vianense e Rua de Olivença, num investimento de cerca de dois milhões de euros.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo