Página Inicial > Notícias > Teatro Municipal...da região

Teatro Municipal Sá de Miranda assinala 135 anos ao serviço da região

29 Abril 2020

Verdadeira joia da arquitetura nacional, o Teatro Sá de Miranda foi inaugurado no dia 29 de abril de 1885, celebrando hoje o 135º aniversário. Foi mandado edificar pela Companhia Fomentadora Vianense, grupo de personalidades vianenses, constituído em 1874, com o fim de, entre outros,” proceder à edificação de um theatro, que ficará sendo propriedade sua”.


Para assinalar a efeméride, ao longo do dia o Facebook da Câmara Municipal de Viana do Castelo irá disponibilizar diversas fotografias 360º para divulgar a beleza do espaço. Também será disponibilizada uma visita virtual ao Teatro Municipal, bem como um filme de apresentação desta sala de espetáculos que se assume como ex-libris da cidade.


Este teatro, espaço cultural de referência em todo o Alto Minho, foi o sonho realizado dos vianenses, uma vez que já anteriormente, no século XVIII e primeira parte do século XIX, houve vários pequenos teatros: Teatro da Alfândega, Teatro da Caridade, entre outros.


Trata-se de um belo exemplar de raiz italiana, projetado por José Geraldo da Silva Sardinha, com plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes, com capacidade de 400 lugares.


O pano de boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Labertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos, e o teto, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio.


Em 1985, ao celebrar-se o seu centenário, este espaço cultural foi adquirido pelo Município de Viana do Castelo, tornando-se então Teatro Municipal Sá de Miranda. Numa primeira fase, a autarquia promoveu obras de beneficiação devido à acentuada degradação em que se encontrava o espaço. Em 2000, ficaram concluídas as obras de requalificação e segurança com substituição integral da caixa de palco e instalação dos mais modernos equipamentos cénicos, que permitem pôr em cena os mais exigentes espetáculos. No logradouro interior desta casa de espetáculos foi construído um moderno café-concerto, para além de salas de ensaios e oficinas de armazéns de material cénico.


Atualmente, o Teatro Municipal acolhe inúmeras atividades culturais, sendo casa mãe de uma companhia de teatro residente. Dança, ópera, música clássica e contemporânea, teatro, workshops e conferências são algumas das ações que tem têm permitido ao Teatro Municipal assumir-se como um dos principais espaços culturais da cidade e da região.