Página Inicial > Notícias > TEATRO DO...TEATRO EM CASA

TEATRO DO NOROESTE – CDV CELEBRA DIA MUNDIAL DO TEATRO EM CASA

26 Março 2020

COMPANHIA DE VIANA DO CASTELO ASSINA TRADUÇÃO DA MENSAGEM DO DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA LÍNGUA PORTUGUESA

Pelo segundo ano consecutivo, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana assina a tradução para Língua Portuguesa da Mensagem do Dia Mundial do Teatro da UNESCO.


Promovida pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), a mensagem de 2020 é da autoria do encenador e dramaturgo paquistanês Shahid Nadeem e incide sobre o caráter espiritual do teatro, sublinhando a forma como esta arte pode aproximar os seres humanos.


O encenador e diretor artístico da companhia vianense, Ricardo Simões, fez a tradução das várias versões da mensagem, assim como da nota biográfica do autor. Em 2019, Tiago Fernandes, ator do Elenco Residente da companhia, fez também a tradução desta mensagem que, no dia 27 de março, é tradicionalmente lida em salas de teatro de todo o Mundo.


Apesar do atual contexto global, a Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, de Viana do Castelo, vai difundir um extenso programa do Dia Mundial do Teatro através das redes sociais. Durante o dia, e integrado na iniciativa O Teatro do Noroeste Em Sua Casa que, desde 16 de março e até 9 de abril, está a transmitir o vídeo de uma peça de teatro por dia, o Teatro do Noroeste - CDV vai publicar vídeos com a leitura da Mensagem realizados por atores da companhia que se encontram em teletrabalho.


A programação para o dia 27 de março inclui ainda a transmissão de três criações: Salta Para o Saco (2006), com encenação de Elisabete Pinto; Perdição (2017) com encenação de Fernando Gomes e A Estalajadeira (2018), com encenação de Ricardo Simões.


A iniciativa O Teatro do Noroeste Em Sua Casa tem tido grande repercussão social e, atendendo aos pedidos de muitos espetadores, o Teatro do Noroeste - CDV disponibilizou todos os espetáculos já transmitidos no canal do YouTube da companhia até, pelo menos, 9 de abril.