Página Inicial > Notícias > Taça do...do Castelo

Taça do Mundo de Esgrima em Viana do Castelo

18 Fevereiro 2010

Viana do Castelo acolhe, no próximo sábado no Pavilhão Municipal de Monserrate e Pavilhão Mestre Luís Braga, a Taça do Mundo de esgrima. Integrada no Circuito Mundial de Esgrima, que comporta 14 competições, a Taça é uma organização da Federação Portuguesa de esgrima e conta com o paoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Escola Desportiva de Viana.

A Taça do Mundo Cidade Viana do Castelo vem na sequência da organização do Campeonato da Europa em Viana do Castelo no ano 1999. Em 1998, a Federação Portuguesa de Esgrima, em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, apresentou uma candidatura para a organização de um Campeonato da Europa de Esgrima, tendo sido a mais votada de todas as candidaturas apresentadas e, assim, ORGANIZOU EM VIANA DO CASTELO O CAMPEONATO DA EUROPA DE ESGRIMA EM 1999.

2 - Viana do Castelo recebe alguns dos melhores esgrimistas mundiais.

A Federação Portuguesa de Esgrima, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, vai organizar no próximo dia 20 de Fevereiro, na cidade de Viana do Castelo, mais uma edição, a 9ª, da Taça do Mundo de Esgrima na categoria de Juniores, que decorrerá no Pavilhão Municipal de Monserrate e no Pavilhão Mestre Luís Braga, com início às 9h00 e a final agendada para as 16h00.

3 – Alguns dos melhores juniores do Mundo vão jogar em Viana.

Esta edição da Taça do Mundo terá, uma vez mais, qualidade e quantidade.

3.1 – QUALITATIVAMENTE:

Esta edição da Taça do Mundo “Cidade de Viana do Castelo”, vai contar com esgrimistas medalhados em Campeonatos do Mundo e medalhados no circuito mundial.

3.2 – QUANTITATIVAMENTE:

Esta edição da Taça do Mundo “Cidade de Viana do Castelo” terá uma participação de várias dezenas de esgrimistas, até ao momento representando 17 países (Argentina; Austrália; Áustria; Brasil; Dinamarca; Egipto; Espanha; Eslováquia; Grécia; Holanda; Irlanda; Israel; Itália; Polónia; Portugal; Suíça; Estados Unidos da América) 

4 - Os Portugueses.

Álvaro Noite: Clube Desportivo Recreativo Santanense (Madeira)

  • 13º - lugar na edição de 2008 na Taça do Mundo de Viana
  • Medalha de Prata nos Jogos Mediterrânicos de Juniores
  • 9º lugar no campeonato do Mundo de Cadetes 2007

Pedro Macedo: Ginásio Clube Português

  • 9º lugar no Campeonato do Mundo de Cadetes 2008
  • 2º lugar no Campeonato Mediterrânicos de Cadetes 2008

Portugal tem vindo, ao longo dos últimos anos, a demonstrar uma acentuada melhoria do nível competitivo dos seus esgrimistas que já permitiu:

- Ter-se sagrado campeão da Europa de seniores por equipas em 2000;

- Ter um esgrimista vice-campeão do mundo de seniores em espada;

- E, entre várias medalhas no circuito mundial, destaque para a medalha de prata na edição de 2005 da Taça do Mundo de Viana do Castelo, através do vianense Gael Santos, resultado que o colocou entre os 20 melhores Juniores do mundo em 2005.

5 - Os Vianenses

Nesta edição da Taça do Mundo de Esgrima Cidade de Viana do Castelo, a esgrima Vianense terá a sua maior representação de sempre. Participam os vianenses João Queirós (155º ranking mundial), Ivo Santos (230º ranking mundial), Tiago Queirós (256º ranking mundial), Diogo Martins e Miguel Lajoso.

Estes esgrimistas são já uma referência qualitativa em Portugal, tendo já algumas participações e resultados internacionais de relevo.

  • João Queirós – 3º classificado Campeonato do Mediterrâneo 2008.
  • João Queirós e Ivo Santos – participação no Campeonato do Mundo Cadetes 2009.
  • Tiago Queirós - participação no Campeonato da Europa de Cadetes 2009.
  • Miguel Lajoso – participação no Campeonato Mediterrâneo 2009.

6 – BREVE CURRICULUM DOS MEDALHADOS NO CIRCUITO MUNDIAL PARTICIPANTES NA EDIÇÃO 2010 DA TAÇA DO MUNDO CIDADE DE VIANA DO CASTELO

- Trani (Itália) 3.º do Ranking Mundial; medalha Ouro na Taça do Mundo de Itália; medalha de Bronze na Taça do Mundo de Budapeste; medalha de prata da Taça do Mundo da Polónia; medalha de Bronze da Taça do Mundo de França; medalha de Bronze da Taça do Mundo de Bratislava.

- Nakis (Grécia) 4.º do Ranking Mundial; Medalha de Bronze na Taça do Mundo do Luxemburgo.

- El Sayed (Egipto) 6.º do Ranking Mundial; Medalha de Bronze Campeonato do Mundo 2008; Medalha de Ouro na Taça do Mundo de Montreal; Medalha Bronze na Taça do Mundo da Polónia.

- Nissim (Grécia) 13º do Ranking Mundial, Medalha de Ouro na Taça do Mundo de Madrid

- Wlosek Polónia) 21.º do Ranking Mundial, Medalha Bronze na Taça do Mundo de Budapeste; Medalha de Bronze na Taça do Mundo de Bratislava

- Kontochristopolos (Grécia) 24.º do Ranking Mundial, Medalha de Prata Taça do Mundo de Madrid.

- Stijlaart (Holanda) 25º do Ranking Mundial, Medalha de Bronze na Taça do Mundo de Londres

- Kill (Dinamarca) 29.º do Ranking Mundial, Medalha de Bronze na Taça do Mundo de Madrid

 

6 – ORGANIZADORES

  • FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ESGRIMA.
  • CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO.

Federação Portuguesa de Esgrima.

A esgrima Portuguesa goza de grande prestígio junto da FIE – Federação Internacional de Esgrima, quer no plano do desenvolvimento da modalidade em Portugal, quer no tocante à organização de grandes competições internacionais.

Merecem especial destaque os Campeonatos do Mundo de Seniores em 1947, disputados em Lisboa; os Campeonatos da Europa de Seniores em 1983, disputados em Lisboa; os Campeonatos do Mundo de cadetes em 1989, disputados em Lisboa; o Congresso Internacional da FIE, em 1989, na Madeira; o Campeonato da Europa de Juniores em 1999, em Viana do Castelo e o Campeonato da Europa de Seniores na Madeira no ano 2000, o Campeonato do Mundo Seniores em Lisboa no ano 2001, o Campeonato da Europa de Juniores em Espinho no ano 2004.

Actualmente a FPE organiza quatro etapas de Taças do Mundo em Portugal.

A Taça do Mundo de Florete Masculino Seniores em Espinho;

A Taça do Mundo de Espada Seniores em Lisboa;

A Taça do Mundo de Florete Juniores em Viana do Castelo;

A Taça do Mundo de Espada Juniores em Ponte de Sôr, colocando assim Portugal no mapa desportivo internacional.

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apoia e organiza vários eventos desportivos que se realizam nesta cidade, entre os quais se destacam o Campeonato da Europa de Esgrima Juniores em 1999; o Campeonato da Europa de Voleibol, provas de Jetski, Surf e Windsurf

 

7 - PROGRAMA DA COMPETIÇÃO.

Local – Pavilhão Municipal de Monserrate e Pavilhão Mestre Luís Braga.

Início – 09h00

Fase eliminatória – 13H00

Fase Final – 16h00

 

8 - OBJECTIVOS

A organização desta Taça do Mundo em Viana do Castelo visa alcançar três objectivos:

A nível desportivo, considerando que Viana do Castelo já está no roteiro internacional da esgrima, pretende-se possibilitar aos esgrimistas Portugueses e, em particular, aos esgrimistas de Viana uma competição com alguns dos melhores esgrimistas do mundo como forma de aumentar a sua competitividade.

 A nível da promoção turística de Viana do Castelo pretende-se proporcionar a todos os participantes o conhecimento da cidade, da cultura, gastronomia, artesanato, folclore e monumentos do Alto Minho, visando fomentar o turismo nesta região.

Ao nível do recurso aos bens e serviços da região. As Taças para os melhores desta Taça do Mundo são um produto de criadores formados e residentes na região. A presente edição será objecto de (para além da filmagem televisiva “normal”) uma filmagem em 3D que será efectuada por uma empresa da região.