A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, a revisão do Plano e Orçamento dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo. O objectivo é permitir a criação de rubricas no plano de investimentos para obras de construção das redes de água e saneamento, a candidatar ao POVT Programa Operacional de Valorização do Território.
A intenção é reforçar as verbas para candidaturas, aproveitando assim a revisão e actualização do orçamento para criar rubricas para obras nas redes de água e saneamento nas freguesias de Castelo de Neiva, Vila Fria, Vila de Punhe e Mazarefes, para as quais se prevê a abertura de avisos de candidatura no âmbito do Ciclo Urbano da Água do POVT.
Assim, a autarquia e os SMSBVC irão apresentar novos projectos para consolidação das redes de abastecimento de água e saneamento, que aguardam desde Dezembro de 2011 a abertura de novos avisos ao Ciclo Urbano da Água.
O domínio Ciclo Urbano da Água visa, nomeadamente, promover a melhoria dos níveis de atendimento, de qualidade, dotando o território de infra-estruturas e serviços ambientais e de saneamento básico capazes de atingir um nível de atendimento, de qualidade e proximidade aceitáveis, bem como promover um desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população estabelece como meta atingir 95 por cento da população de água e 90 por cento com saneamento de águas residuais.
Viana do Castelo, 20 de Setembro de 2012
Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo