Página Inicial > Notícias > SMSBVC apresentam...higiene urbana

SMSBVC apresentam candidatura para modernizar serviços de limpeza e higiene urbana

19 Abril 2017

A Câmara Municipal, através dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), submeteram uma candidatura ao Fundo Ambiental para a realização de um investimento de modernização do serviço de limpeza e higiene urbana, no valor de mais de 210 mil euros.

A candidatura apresentada visa dotar o serviço de limpeza e higiene urbana de uma moderna varredora elétrica, dos pontos de carregamento para este equipamento e ainda de um veículo elétrico de transporte de pessoal e ferramentas para auxiliar os trabalhos de limpeza urbana. Para além da modernização introduzida pela aplicação de tecnologias de mobilidade sustentável do futuro, o investimento permitirá a substituição de veículos envelhecidos ou movidos a combustíveis fósseis, poluentes.

Trata-se de um investimento que contribui para a sustentabilidade ambiental, económica e social do serviço público prestado, concorrendo para a diminuição dos consumos com combustível, a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e dos poluentes derivados da utilização de combustíveis fósseis, bem como uma diminuição acentuada do ruído provocado pelas operações de limpeza e higiene urbana nos espaços públicos frequentados pelos vianenses.

O Fundo Ambiental foi criado com o objetivo de apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo