Página Inicial > Notícias > SMSBVC adquirem...histórico

SMSBVC adquirem viatura eléctrica para limpeza no centro histórico

26 Outubro 2010

VIATURAOs Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) acabam de adquirir uma viatura eléctrica para limpeza e lavagem das ruas no centro histórico da cidade. Esta aquisição segue a política de melhoria da limpeza urbana mas também a aposta nas energias limpas, numa das cidades piloto na mobilidade eléctrica.

Esta opção pelo veículo eléctrico tem por objectivo reduzir a emissão de CO2 e vem de encontro à política que teve início em 2004, com a aquisição dos autocarros eléctricos que circulam no centro da cidade e com a adesão, em 2009, ao projecto Mobi E – Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica. Ainda recentemente, foi instalado um ponto de carregamento Mobi-E junto ao edifício de apoio à marina, que será o primeiro de vários a ser instalado no âmbito do contrato assinado entre as 24 autarquias e a INTELI – Inteligência e Inovação, permitindo formar o primeiro living lab para a mobilidade eléctrica na Europa.

Este projecto inovador e pioneiro a nível internacional contempla a implementação das infra-estruturas e sistemas de suporte necessários ao carregamento de veículos eléctricos a ser executada em três fases (fase piloto até finais de 2011, fase de crescimento para consolidar as soluções adoptadas e fase de consolidação a iniciar quando a procura de veículos eléctricos atingir um nível sustentado).

Viana do Castelo, 26 de Outubro de 2010      

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo