Página Inicial > Notícias > SMSBVC adquirem...eléctricas

SMSBVC adquirem mais duas viaturas eléctricas

29 Dezembro 2011

HPIM3545Os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) acabam de adquirir mais duas viaturas eléctricas de resíduos para o centro histórico. Com mais esta compra, são agora seis os veículos eléctricos municipais a circular, numa altura em que está a ser implementada uma política de redução de emissões de carbono.

A aquisição das viaturas eléctricas, que se destinam a limpeza e lavagem das ruas no centro histórico da cidade, foram uma opção dos SMSBVC que, assim, reduzem a emissão de CO2 mas também seguem a política que teve início em 2004, com a aquisição dos autocarros eléctricos que circulam no centro da cidade e com a adesão, em 2009, ao projecto Mobi E – Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica.

O Mobi-E, recorde-se, contempla a implementação das infra-estruturas e sistemas de suporte necessários ao carregamento de veículos eléctricos a ser executada em três fases, nomeadamente com a instalação de pontos de carregamento Mobi-E.

Recorde-se que Viana do Castelo é uma das cidades a receber a fase piloto deste programa, que permite ao município assumir-se como um território de experimentação, teste e validação de novas soluções de mobilidade eléctrica, criando um laboratório de experimentação de soluções de mobilidade eléctrica à escala nacional, visando a criação de sinergias entre os diferentes municípios.

O programa integra também a implementação do modelo para a Mobilidade Eléctrica (MOBI.E), cujas áreas de intervenção implicam a utilização de veículos eléctricos mas também sistemas de mobilidade/intermodalidade, modelos energéticos, ordenamento do território e planeamento urbano, entre outros. Neste âmbito, as Autarquias que subscreveram o plano constituem-se como centros de inovação, conhecimento e criatividade, mas também como laboratórios de experimentação.

 

Viana do Castelo, 29 de Dezembro de 2011 

 

                                 Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo