Página Inicial > Notícias > Serviço...do concelho

Serviço Educativo do CMIA com projetos educativos para mais de mil alunos do concelho

20 Outubro 2015

Mais de mil alunos do ensino pré-escolar ao secundário do concelho de Viana do Castelo integram, este ano letivo, os projetos educativos do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA). As ações servem sobretudo para prestar conhecimento da ciência e dos espaços naturais de Viana do Castelo de uma forma dinâmica e integrada com os programas curriculares dos diversos níveis de ensino.

O projeto “Escola da Natureza” abrange três áreas de ação – mar, rio e montanha - nas quais os alunos podem entrar em contacto com espaços naturais de elevado valor ambiental do concelho de Viana do Castelo (ecossistemas dunares, ecossistemas da zona entre marés e ecossistemas ribeirinhos). Este projeto é composto por ações nas escolas, para abordagem de conceitos teóricos, e realização de atividades experimentais. Inclui ainda saídas de campo como forma de consolidação dos conhecimentos adquiridos e valorização do património natural.

O projeto “Da terra para a Terra” continua a levar às escolas, pelo sétimo ano consecutivo, mais uma serie de ações de sensibilização sobre a separação adequada de resíduos urbanos, evitando ao máximo o seu encaminhamento para aterro sanitário. Incide ainda sobre a importância da valorização da matéria orgânica (que representa mais de 50% dos resíduos urbanos produzidos diariamente), não só através da recolha seletiva efetuada pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo junto das cantinas escolares (que é encaminhado para a Central de compostagem da Lipor), mas também através da compostagem nas escolas como via experimental deste processo.

É ainda condição necessária que as escolas dinamizem um pequeno espaço (jardim ou horta) para encaminhamento do composto produzido nas escolas. Este projeto tem como primeiro desígnio abranger o máximo de escolas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário incluindo o ensino especial.

O projeto “Os Frescos vão à Escola” é dirigido ao ensino pré-escolar e 1º ciclo e tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância de uma agricultura sustentável e a prática de uma alimentação saudável através da utilização de plantas aromáticas. Este projeto será dinamizado com a colaboração da empresa Aromáticas Vivas, sedeada no concelho de Viana do Castelo.

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, inaugurado nas Antigas Azenhas de D. Prior em 2007, é um equipamento municipal direcionado a ações de informação e formação ambiental não só a público escolar como também à comunidade em geral. Desde então mais de 70 000 pessoas usufruíram das valências deste equipamento, 52% das quais correspondem a escolas e outros grupos organizados.
Com a abertura, em novembro de 2014, do Centro de Interpretação Ambiental e Centro de Documentação do Mar, do Centro de Mar sedeado no Navio-hospital Gil Eannes, novas potencialidades de trabalho têm-se vindo a desenvolver não só na área do ambiente como também da cultura e da economia do mar.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo