Página Inicial > Notícias > Sérgio Maciel...Português

Sérgio Maciel do Darque Kayak Clube recebeu Prémio de Ética Desportiva do Comité Olímpico Português

14 Dezembro 2016

Sérgio Maciel, o atleta do Darque Kayak Clube que recentemente se sagrou Vice-Campeão do Mundo de Maratonas de Canoagem em C1 Júnior, recebeu ontem em Lisboa o Prémio de Ética Desportiva 2016 do Comité Olímpico Português, numa cerimónia onde também marcou presença o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa.

O atleta, que ficou também conhecido pelo seu fair play, e que tinha já sido alvo de uma homenagem da Câmara, ficou conhecido por um gesto de fair play que deu título ao colega de equipa, já que ao aperceber-se do engano do colega de equipa Marco Apura, que não tinha cruzado devidamente a meta em primeiro lugar, esperou por ele e entregou-lhe a vitória. Ainda assim, conseguiu duas medalhas (junta-se também o bronze) num campeonato do mundo na mesma regata, um feito inédito, segundo a Federação nacional.

Sérgio Maciel, que se sagrou vice-campeão do mundo de Maratonas de Canoagem em C1 júnior, recebeu ontem do Comité Olímpico de Portugal o galardão que se destina a “premiar ações relevantes em prol dos princípios e valores da ética no desporto, suscetíveis de constituir exemplos virtuosos e pedagógicos”.

De lembrar que o vianense Sérgio Maciel venceu também o Campeonato da Europa de Maratonas de Canoagem em C1 júnior, sagrando-se Campeão Europeu de Maratonas 2016, aumentando o seu palmarés e o palmarés do clube que representa – o Darque Kayak Clube-, que tem dado cartas a nível nacional e internacional na canoagem.

Na cerimónia de ontem esteve também presente o autarca José Maria Costa que, desta forma, pretendeu evidenciar a atitude de Sérgio Maciel enquanto exemplo para colegas e atletas, quer pelos triunfos que tem alcançado, quer pelo fair play que tem demonstrado este jovem de Viana do Castelo.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo