Página Inicial > Notícias > Semana Santa...do Castelo

Semana Santa e Páscoa Doce de Viana do Castelo

29 Março 2010

IMG_8864Integrada na programação da Semana Santa e do programa “Páscoa Doce” da Câmara Municipal, a cidade de Viana do Castelo acolhe, na próxima quinta-feira, aquela que é a mais original tradição: a visita às capelas e às igrejas da cidade, abertas à oração. Paralelamente, e pela primeira vez, o Grupo da Paróquia de São Martinho de Anta (Espinho) encena, a partir das 21h30, junto à Porta Mexia Galvão, a “Última Ceia”.

Considerada uma das principais tradições vianenses da Páscoa, as igrejas e capelas abrem – algumas pela primeira e última vez no ano – à oração e à visita, numa iniciativa que tem atraído cada vez mais vianenses e visitantes.

O roteiro integra a Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia, a Capela de Nossa Senhora do Resgate, a Igreja de Nossa Senhora da Caridade, a Igreja de S. Francisco, a Capela da Casa da Carreira, a Igreja de D. Bento, a Capela das Almas, a Igreja do Seminário do Carmo, a Igreja Paroquial de Nossa senhora de Fátima, a Capela de Nossa Senhora das Necessidades, a Capela de Santa Rita, a Capela de Nossa Senhora da Agonia, Capela de S. Roque, Capela do Carmelo de Santa Teresinha, Capela do Seminário, Capela de Nossa Senhora das Candeiras, Capela de Santa Catarina, Igreja Paroquial de Monserrate e Capela de Nossa Senhora da Conceição da Rocha.

Paralelamente, junto à Porta Mexia Galvão (traseiras dos Antigos Paços do Concelho), o Grupo da Paróquia de S. Martinho de Anta encena a “Última Ceia” de Cristo, que pretende “viver, interiorizar e entregar o espírito ao memorial das últimas horas” da vida de Cristo, revivendo a noite com o intuito de dar mais sentido aos sentimentos vividos na Páscoa.

A Semana Santa e o programa “Páscoa Doce” de Viana do Castelo reservam ainda, para sexta-feira santa, a Celebração da Paixão do Senhor e a Via-Sacra na cidade (21h00), com início no santuário de Nossa Senhora d’Agonia, passado pela Praça General Barbosa, Largo de S. Domingos, Rua de Altamira, Largo Vasco da Gama, Rua Alves Cerqueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Avenida Conde da Carreira, Passeio das Mordomas da Romaria, Praça da República e terminando na Sé Catedral com actuação da Academia de Música de Viana do Castelo.

No sábado, decorre uma vigília pascal e, no domingo, decorre a tradicional visita pascal, cujo compasso irá ao Salão Nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo pelas 09h00.

Viana do Castelo, 29 de Março de 2010

 

Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo