Página Inicial > Notícias > Semana Europeia...do Castelo

Semana Europeia dos Resíduos, Dia Nacional do Mar e Dia Nacional da Floresta Autóctone no CMIA de Viana do Castelo

13 Novembro 2013


O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, durante o mês de Novembro, um conjunto de atividades alusivas ao conhecimento, interpretação e conservação da Natureza, nomeadamente as comemorações da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o Dia Nacional do Mar ou o Dia Nacional da Floresta Autóctone.

Assim, entre 16 a 24 de Novembro, serão dinamizadas atividades para públicos diversos, integradas na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Esta é uma iniciativa promovida pela Comunidade Europeia à qual a Câmara Municipal adere, desde 2009, ano em que se iniciou este processo. Já na sua quinta edição, a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos tem vindo a reunir mais adeptos, a nível europeu, em torno das questões da prevenção de resíduos. Em 2011 foram contabilizadas 7.035 ações e em 2012 este número chegou às 10.793 ações.

O CMIA de Viana do Castelo integra um curso de formação sobre compostagem doméstica (com oferta de compostor), ações nas escolas do concelho, oficina de reutilização para o público em geral e uma ação de limpeza seletiva de resíduos ao longo da costa de Viana do Castelo dinamizada por associações, voluntários e público em geral no dia 16 de novembro, dia em que se comemora o Dia Nacional do Mar.

A partir do dia 18 será possível visitar, nas instalações do CMIA, um conjunto de trabalhos escolares alusivos ao Dia Nacional da Floresta Autóctone, que se comemora anualmente a 23 de novembro. O CMIA lançou um desafio às escolas do concelho no sentido de realizarem uma árvore autóctone a partir da reutilização de desperdícios e a turma vencedora terá a oportunidade de integrar uma ação de plantação de espécies autóctones no concelho.

No dia 23 de novembro, será dinamizado um passeio micológico em espaços florestais do concelho de Viana do Castelo – Monte Galeão e Monte de St.ª Luzia - mostrando assim o património natural do concelho em matéria de espécies florestais autóctones e da diversidade e tipologia de cogumelos associados aos matos e florestas desta região.

O CMIA de Viana do Castelo integra ainda a Semana da Ciência e Tecnologia, que decorre de 18 a 24 de novembro. Este evento é promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e as atividades que o CMIA tem preparado pretendem acima de tudo dar a conhecer às populações que visitem aquele espaço diferentes tecnologias que estão disponíveis naquele espaço para informação e formação de diferentes públicos. Desde um engenho e moagem do século XVIII que funcionava com recurso à formação da água da maré até um balcão de informação interativo passando peça realização de experiencias laboratoriais, o visitante pode no mesmo espaço usufruir de toda esta diversidade de ações que fazem alusão á importância da ciência e da tecnologia ao longo da vida do Homem.

Recorde-se que o CMIA tem, desde julho deste ano, uma exposição temática alusiva à relação profícua e duradoura que Viana do Castelo tem com o mar. A exposição intitula-se de “Viana do Castelo, cidade náutica do Atlântico” e a entrada é livre.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo