Página Inicial > Notícias > Semana do...do Castelo

Semana do Cinema Etnográfico em Viana do Castelo

28 Junho 2013


A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Ao Norte vão promover a Semana do Cinema Etnográfico, que decorre de 01 a 05 de Julho no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de um ciclo de documentários produzidos pela Ao Norte para o Museu do Traje sobre a região e que agora serão exibidos publicamente.

Assim, na próxima segunda-feira, é apresentado o “Bordado de Viana”, seguindo-se “Águas em Conta”, que acompanha a divisão da água de rega na Montaria e “S. João d’Arga”, uma das mais características romarias do Alto Minho. Na quarta-feira, pode ser visionado “Argaço”, que parte de depoimentos de sargaceiros, agricultores, investigadores e empresários sobre a apanha do sargaço no litoral.

Na quinta-feira, o filme “Desafios” fala sobre a tradição das cantigas ao desafio e, na sexta-feira, o dia é dedicado ao “Ouro de Lei – Histórias do ouro popular português”, que aborda a importância das peças tradicionais em ouro na cultura popular, testemunha a sua evolução e serve de documento do minucioso trabalho dos artesãos da Póvoa de Lanhoso e Gondomar.

Os filmes são exibidos no Teatro Municipal Sá de Miranda pelas 21h30 com entrada gratuita e pretendem salvaguardar a identidade e a memória das gentes de Viana do Castelo, num ciclo de filmes que “não pretendem ter um discurso cientificamente explicativo, mas ser um encontro com pessoas que têm relação ou afinidades com os temas abordados”.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo