Página Inicial > Notícias > Semana do...velejadores

Semana do Atlântico – IV Troféu Cidade de Viana do Castelo recebeu quase 250 velejadores

30 Outubro 2017

O IV Troféu Cidade de Viana do Castelo – Meeting Internacional de Optimist, evento organizado graças a uma parceria entre o Clube de Vela de Viana do Castelo e o Real Clube Náutico de Vigo, terminou ontem com a entrega dos prémios aos vencedores, na presença do autarca de Viana do Castelo, do Secretário de Estado do Desporto e da Secretária Geral para o Desporto da Xunta de Galicia, Marta Telle.

A Semana do Atlântico adquiriu, ao longo dos seus 15 anos de existência, o galardão de “Excellence Cup”, que em Espanha significa o reconhecimento máximo a um evento de vela. Por isso, o evento contou também com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Vela, do Presidente da Federação Galega de Vela e do Presidente do Real Clube de Vigo.

Neste evento em Viana do Castelo participaram 245 Velejadores (um acréscimo de 30 Velejadores em relação a 2016), em representação de 37 Clubes oriundos de quatro países Europeus, nomeadamente Portugal, Espanha, Bélgica, Irlanda e pela primeira vez um país Africano, Angola.

A Semana do Atlântico Classe Optimist - Troféu da Cidade de Viana do Castelo tem vindo a afirmar-se como Regata a integrar nos calendários dos grandes eventos internacionais para a Classe Optimist, o que só é possível pelas condições de excelência que Viana do Castelo tem para oferecer e da organização que ano após ano têm feito um fortíssimo investimento na sua organização.

História
Em 2014 e fruto da necessidade sentida e do desafio do Clube de Vela de Viana do Castelo ao Real Clube Náutico de Vigo, a “Semana do Atlântico” saiu dos limites da cidade de Vigo. Esta iniciativa originou a criação de um evento náutico único e exemplar a nível Europeu, que decorre em ambos os lados da fronteira numa parceria que é já hoje o maior evento desportivo a unir estas duas cidades do Noroeste Peninsular.

Esta parceria entre os dois Clubes foi, desde a primeira hora, objeto de um forte apoio de ambos os Municípios, Viana do Castelo e Vigo, pela importância que sentiram nesta iniciativa. A consolidação e o contínuo crescimento desta prova é, e continuará a ser, o principal objetivo para os próximos anos.


Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo