Página Inicial > Notícias > Semana do...de semana

Semana do Atlântico com mais de 200 velejadores em Viana do Castelo este fim de semana

21 Outubro 2015

A Semana do Atlântico é um evento de Vela que se realiza desde o ano 2000 na Cidade de Vigo, no seguimento do Trofeu Martim Barreiro que vai já na sua 40ª edição.

Em Vigo e ao longo de 3 fins-de-semana, cerca de 650 velejadores de vários países marcam presença nas classes Vaurien, 420, Laser, Snipe e Optimist.

Na Classe Optimist têm a classificação de “Excellence Cup”, o que a torna uma das três mais importantes realizadas em Espanha.

Nesta época do ano, a Semana do Atlântico é mesmo a mais importante em Espanha e uma das mais importantes na Europa.

Tendo em atenção a importância que a Semana do Atlântico adquiriu ao longo dos seus 14 anos de existência e pela necessidade que se sentiu de a alargar para fora dos limites da Cidade de Vigo, foi decidido em 2014 e pela primeira vez, que a mesma se realiza-se também em Portugal e neste caso em Viana do Castelo, fruto de um desafio do Clube de Vela de Viana do Castelo ao Real Clube Náutico de Vigo.

Esta parceria entre os dois Clubes, Clube de Vela de Viana do Castelo e Real Clube Náutico de Vigo, foi também e desde a 1ª hora objeto de um forte apoio de ambos os Municípios, Viana do Castelo e Vigo pela importância que sentiram nesta parceria.
Na 1ª edição e exclusivamente na Classe Optimist, atingiu-se em Viana do Castelo um número de cerca de 134 embarcações o que podemos afirmar que foi excelente.
Para 2015 o objetivo é atingir as 250 embarcações envolvendo toda a frota nacional incluindo Açores e Madeira e a frota galega de forma a consolidar esta regata em Viana do Castelo e que desta forma, a sua internacionalização a outros países, seja uma realidade.

Fruto do interesse demonstrado e das inscrições já recebidas – cerca de 220, podemos, já, afirmar que o II Troféu da Cidade de Viana do Castelo é claramente a maior regata na Classe Optimist que se organiza em território nacional.
Consolidando a regata na Classe Optimist, o objetivo é avançar também para as restantes classes.