Página Inicial > Notícias > Semana da...no concelho

Semana da Diversidade Cultural junta cidadãos residentes no concelho

19 Maio 2014


Já arrancou a Semana da Diversidade Cultural com uma receção no Salão Nobre aos cidadãos estrangeiros residentes no concelho de Viana do Castelo. A iniciativa, que prossegue durante toda a semana, pretende fomentar a inserção e a participação dos cidadãos estrangeiros na comunidade vianense, bem como a sua dignificação e a igualdade de oportunidade.

A sessão de boas vindas, presidenta pela Vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ana Margarida Ferreira da Silva, acolheu residentes em viana do Castelo oriundos de Angola, Bangladesh, Brasil, Escócia, Finlândia, França, Guiné Conacri, Marrocos, Nepal, Rússia, Síria, Tunísia e Ucrânia.

A maioria dos imigrantes são alunos de português para estrangeiros nas duas escolas secundárias da cidade, cujos professores marcaram igualmente presença. Após algumas palavras de boas vindas por parte da vereadora da área social, as turmas declamaram um poema, seguindo depois para uma visita ao Museu do Traje.
De lembrar que a semana prossegue com inúmeras atividades que visam, essencialmente, promover uma maior inclusão dos imigrantes, bem como uma maior partilha cultural, daí que o programa inclua, ainda, um jogo de cricket, um workshop de cozinha brasileira e várias visitas terminando, no próximo sábado, com uma Festa Africana.

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal, mais especificamente da Equipa dos Migrantes do Gabinete Cidade Saudável, equipa esta que conta com a imprescindível colaboração do CLAI – Conselho Local de Apoio ao Imigrante.

Gabinete de Imprensa
Câmara Municipal de Viana do Castelo