Página Inicial > Notícias > Seleção...internacionais

Seleção Nacional de Vela na Classe Internacional Optimist estagiou em Viana do Castelo para preparar provas internacionais

12 Junho 2019

Viana do Castelo foi a cidade escolhida pela Seleção Nacional de Vela na Classe Internacional Optimist para o estágio de 12 velejadores e 3 treinadores para preparar a participação em competições europeias e mundiais.


Sete dos velejadores presentes neste estágio vão participar no europeu Optimist European Championship 2019, que acontece em Crozon-Morgat, França, de 22 a 29 de junho, reunindo atletas de 50 países, num total de 293 velejadores.


Os outros cinco velejadores que estiveram em Viana do Castelo prepararam-se para o campeonato mundial Optimist World Championship 2019, que acontece de 6 a 16 de julho na Antigua, Caribe, contando com 260 atletas de 65 países.


A seleção nacional inclui dois velejadores (Lara Carvalho e Mário Soares) e um treinador (Pedro Bessa) do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC).


Os velejadores que compõem a equipa nacional foram apurados ao longo da época de 2018-2019, que terminou com duas provas de apuramento nacional que envolveram 80 embarcações em cada uma, e que por sua vez haviam sido apuradas ao longo do ano nas cinco regiões do país, entre Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores.


Recorde-se que o Centro de Vela de Viana do Castelo abriu portas em 2013. Encontra-se situado no extremo poente junto ao novo porto de pesca da cidade de Viana do Castelo. O equipamento é constituído por dois volumes com dois pisos, articulados perpendicularmente entre si e implantados de acordo com a orientação e funcionalidade dos cais da envolvente. Assim, no piso térreo está o hangar, a ferramentaria, gabinete de primeiros socorros, ginásio, balneários e área comercial, sendo o primeiro piso destinado a hangar, sala de formação, secretaria, sala de direção e salas de sócios e bar. O edifício está, assim, implantado de forma articulada com uma ampla área à qual está associada uma rampa de acesso à água, uma extensa linha de cais, espaço para carga e descarga, preparação de embarcações, e área de lazer e esplanada.