Página Inicial > Notícias > Segunda edição...da Ribeira

Segunda edição da instalação “Para a Senhora Passar e Ver” nas ruas da Ribeira

18 Agosto 2011

IMPRENSAO típico bairro da Ribeira de Viana do Castelo volta a receber a intervenção de rua “Para a Senhora Passar e Ver”. Trata-se da segunda edição da instalação do projecto “Celebração da Cultura Costeira” e a inauguração decorre amanhã, dia 19 de Agosto, pelas 18h30, na Ribeira de Viana do Castelo.

Esta instalação é o fruto de uma acção alicerçada em entrevistas semi-abertas a alguns dos responsáveis actuais das ruas por onde passa a Procissão ao Mar e, este ano, os trabalhos abarcam a mesma preocupação de recolha participada que marcou a realização do ano anterior e continua a dar muita atenção àquilo que está próximo e que cada um preza: as suas histórias, os seus documentos, as versões que cada um guarda do mesmo acontecimento ou aquelas que, fruto de polimentos vários, são recitadas quase em uníssono.

Trata-se de um trabalho sistemático que envolva diferentes gerações e diferentes modos de olhar e mecanismos para uma aprendizagem comum e continuada. Em S. Domingos, nos armazéns e no tanque, as novas intervenções marcam assim o aprofundamento de algumas questões e abrem caminho a um maior conhecimento da Ribeira actual.

Esta extensão experimental faz parte do projecto Celebração da Cultura Costeira/EEAgrants promovido pela Mútua dos Pescadores, a que se associou a Câmara Municipal, que criou uma equipa interdepartamental da autarquia, que integra também elementos da comunidade piscatória ou a ela ligada por laços de sangue.

O projecto Celebração da Cultura Costeira (http://ccc.mutuapescadores.pt) visa reforçar localmente práticas de reflexão em torno da herança cultural das pessoas e comunidades que vivem à borda de água, envolvendo-as num processo de tomada de consciência da cultura que criaram e da importância da sua salvaguarda e transmissão, homenageando ao mesmo tempo os que se empenham nessas tarefas.

 

 

Viana do Castelo, 18 de Agosto de 2011

 

                                  Gabinete de Imprensa

Câmara Municipal de Viana do Castelo